Você já se perguntou como iogurte é feito? Esse produto muito consumido no Brasil e no mundo inteiro é conhecido por suas ótimas propriedades nutricionais, como o alto percentual de proteínas e fibras em sua composição. O iogurte é frequentemente adicionado em dietas para pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, podendo ser consumido tanto por quem quer perder peso quanto por quem deseja ganhar massa muscular. 

O motivo do iogurte ser considerado tão poderoso tem relação com os ingredientes da composição e o seu método de fabricação. Ele precisa passar por um trabalho minucioso até chegar no laticínio super cremoso e saboroso vendido nas prateleiras do supermercado. Descubra a seguir como é feito o iogurte e alguns detalhes sobre suas diferentes versões! 

Como iogurte é feito? Entenda o processo de fabricação do laticínio 

O iogurte é feito a partir da fermentação do leite. Quem atua como fermento natural no processo de fabricação são as bactérias. Apesar de normalmente associamos esse microorganismo a doenças, existem algumas espécies que são muito usadas na fermentação de alimentos, como queijos.

As bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus são as usadas na fabricação do iogurte. Como é feito e para que serve esse processo de fermentação, afinal? Quando as bactérias fermentam o leite, elas transformam a lactose (que é um açúcar presente no leite) em ácido lático, que é o responsável por coagular o leite, transformando assim em iogurte. 

No processo de como é feito iogurte, a Lactobacillus bulgaricus tem um papel importante na cremosidade do produto, além de estar relacionada ao cheiro. Já o Streptococcus thermophilus é quem cuida mais da fermentação em si.  

Como é feito o iogurte probiótico? 

O termo iogurte probiótico é muito utilizado nas embalagens dos produtos, mas muitas pessoas não sabem o que isso significa. Os probióticos são as bactérias que fazem bem para o corpo humano e ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. Elas ajudam a evitar o desenvolvimento de bactérias maléficas neste órgão e também regulam a flora intestinal. No processo de como é feito iogurte probiótico, essas bactérias boas são utilizadas na fermentação. 

Porém, isso não significa que todo iogurte é probiótico. Apesar de as bactérias sempre serem utilizadas na produção, nem todas chegam vivas ao intestino. O iogurte só é considerado verdadeiramente probiótico quando essas bactérias sobrevivem aos ácidos da digestão e chegam no intestino vivas, pois só assim conseguem trabalhar no equilíbrio da flora intestinal. O Iogurte Nesfit Nestlé é um exemplo de iogurte rico em probióticos.

Como é feito iogurte natural? 

O iogurte natural é considerado a versão mais saudável do produto. Ele recebe esse nome porque não tem qualquer tipo de aditivo, por menor que seja, em sua composição. Seu processo de fabricação é extremamente simples, já que o objetivo é que ele fique o mais puro possível. O Iogurte Natural Nestlé possui apenas dois ingredientes em sua composição: leite e fermentos. 

Já o processo de como é feito iogurte natural desnatado passa por mais uma etapa. Os produtos desnatados são aqueles em que há uma redução de gordura, sendo assim mais indicados para quem quer perder peso. O Iogurte Natural Desnatado Nestlé é um exemplo de laticínio que passa por esse processo. 

Qual a diferença entre iogurte e coalhada?

Iogurte e coalhada são frequentemente confundidos. Os dois possuem aparências bem semelhantes, mas têm diferenças no processo de produção. Assim como o iogurte, a coalhada também é feita a partir da fermentação do leite. Porém, enquanto o processo de como é feito iogurte usa bactérias termofílicas, a fabricação da coalhada usa bactérias mesofílicas. Trata-se de uma diferença bem sutil, mas que acaba alterando bastante o produto final. 

Além disso, há uma grande diferença no sabor. O iogurte costuma ter um gosto bem mais levinho, além de ser mais cremoso. Já a coalhada possui seu tradicional sabor azedo, além de ter uma consistência mais gelatinosa.