Existe um motivo para os nutricionistas recomendarem tanto o consumo de iogurte: benefícios para o corpo! Esse produto feito a partir da fermentação do leite concentra muitos dos principais nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Proteínas, cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B são algumas das substâncias que podem ser obtidas a partir deste produto. O resultado disso é uma série de vantagens para o ser humano, incluindo algumas que muitas pessoas não fazem ideia que existem. Confira a seguir 8 benefícios do iogurte que você nem imagina que são possíveis!

1) Iogurte natural previne o mau hálito 

Uma pesquisa publicada no periódico BMJ Open investigou a relação entre o consumo de iogurte e halitose. Após a análise, os estudiosos chegaram à conclusão que os probióticos presentes no iogurte podem ajudar a aliviar o mau hálito. Além disso, o iogurte também é fonte de fósforo, nutriente que ajuda diretamente na saúde da gengiva, evitando doenças na região bucal. 

2) Iogurte é mais fácil de ser digerido por quem tem intolerância a lactose 

Um dos principais benefícios do iogurte natural é que ele tem menos lactose que o leite. Uma pesquisa publicada no Jornal Americano de Nutrição Clínica comprovou que a autodigestão de lactose por bactérias do iogurte melhora sua absorção quando comparado com outros produtos lácteos. Isso acontece porque uma parte da lactose já é usada durante a fermentação e, assim, o produto final apresenta essa substância em menor quantidade. 

Por isso, o iogurte é mais fácil de ser digerido por quem tem intolerância à lactose. O recomendado, porém, é sempre conversar com um médico pois cada pessoa tem uma tolerância diferente. Hoje em dia, já existem produtos que são 100% liberados para pessoas com intolerância à lactose. Esse é o caso do Iogurte Molico Nestlé Triplo Zero, que não contém lactose, gorduras totais e açúcares adicionados.

3) O iogurte promove a saúde dos ossos e dentes 

O cálcio e o fósforo são dois dos principais nutrientes presentes no iogurte. Eles são responsáveis principalmente pela formação de ossos e dentes no corpo humano. Juntos, promovem o fortalecimento e manutenção da estrutura óssea. O Iogurte Natural Nestlé, marca líder em iogurtes naturais, apresenta boa concentração de cálcio, promovendo assim a saúde dos ossos. 

O mesmo vale para o Iogurte Nestlé Ninho, produto pensado principalmente para as crianças que estão na fase de desenvolvimento. O selo Forti+ indica que o iogurte é fortificado não só com cálcio, mas também com zinco e vitaminas A, D, B1, B2 e B6, garantindo o crescimento saudável dos pequenos. 

4) Iogurte ajuda a fortalecer a imunidade 

Os anticorpos, que são as famosas células de defesa do corpo humano, são feitos de proteínas. Um dos principais benefícios do iogurte é justamente seu ótimo teor proteico. Por isso, o consumo desse laticínio no dia a dia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças e outros problemas de saúde. Todos os iogurtes apresentam proteínas, mas o iogurte grego tem um destaque especial. 

Durante sua fabricação, ele passa por uma etapa extra de remoção do soro do leite, o que promove uma maior concentração de nutrientes. Como resultado, o produto traz uma maior quantidade de proteínas em sua composição. O Iogurte Grego Nestlé é a marca líder de mercado na categoria, trazendo nutrientes e muita cremosidade ao paladar. 

5) Iogurte promove o ganho de músculo e perda de peso

O fortalecimento da imunidade é apenas uma de muitas funções das proteínas no corpo. Esse macronutriente também é responsável pela formação de tecidos, dentre eles o muscular. Quando praticamos exercícios físicos, os músculos sofrem microlesões que são restauradas quando consumimos as proteínas. Enquanto fazem essa restauração, elas também promovem o crescimento muscular. Por isso, um dos principais benefícios do iogurte natural ou grego é ajudar na hipertrofia. 

Além disso, o iogurte também ajuda na perda de peso. O consumo de proteínas está associado ao emagrecimento quando em conjunto com atividades físicas, já que promove a definição muscular e a sensação de saciedade, o que diminui a fome ao longo do dia. Vale ressaltar ainda que a combinação de cálcio e proteínas incentiva a aceleração do metabolismo, aumentando a queima de calorias. O próprio iogurte é um alimento pouco calórico e gorduroso, o que o torna um grande aliado em dietas para emagrecimento. Por isso, se o seu objetivo é perder peso vale a pena incluir o iogurte na alimentação. O Iogurte Natural Nestlé Desnatado é ainda mais indicado nesse caso, já que apresenta um percentual reduzido de gorduras. 

6) Consumo de iogurte ajuda na saúde dos cabelos e pele

Muita gente não sabe, mas um dos grandes benefícios do iogurte é a melhora na saúde dos cabelos e da pele. As proteínas também são responsáveis pela fabricação e fortificação das células presentes nessas partes do corpo. Por isso, o consumo de alimentos proteicos, como o iogurte, ajudam a fortalecer cabelos, pele e até mesmo unhas. 

7) Comer iogurte pode ajudar na saúde mental 

Um dos benefícios do iogurte mais interessantes é seu apoio na saúde mental. O laticínio é fonte de vitamina B6, que está envolvida na produção de serotonina e dopamina. Esses neurotransmissores são os responsáveis por regular o humor e promover a sensação de prazer. Uma pesquisa publicada pela revista Cérebro, Comportamento e Imunidade concluiu que os lactobacilos presentes no iogurte podem ajudar a prevenir quadros de depressão e ansiedade. 

8) Comer iogurte regula a flora intestinal 


A regulação da flora intestinal é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios! Iogurte natural, grego ou qualquer outro tipo é sempre preparado a partir da fermentação do leite, realizada  por bactérias benéficas para a saúde: os famosos probióticos! Quando eles chegam vivos no intestino, ajudam a regular a microbiota intestinal. O resultado disso é uma melhora na digestão e a prevenção de doenças causadas por bactérias patogênicas na região. O Iogurte Nesfit Nestlé possui probióticos e ainda conta com fibras e cereais integrais, componentes que também ajudam na mobilidade do intestino.