O iogurte é um dos maiores coringas da alimentação: pode ser consumido de manhã, de tarde, de noite, sozinho, dentro de receitas (simples ou elaboradas)… ou seja, sempre vale a pena ter um copinho na geladeira porque pode te salvar em qualquer situação. O que talvez você não saiba é que existem diferentes tipos de iogurte no mercado, cada um mais indicado para determinadas funções e momentos do dia. Para te ajudar, nós separamos um guia com as melhores opções de iogurte para tomar em cada refeição. Confira!

Qual iogurte tomar no café da manhã? 

Durante o café da manhã, é importante escolher alimentos que dão energia, saciedade e disposição. Além disso, o ideal é começar o dia com uma boa ingestão de nutrientes, pois assim você não precisa compensar demais nas outras refeições. O iogurte natural é uma ótima escolha nesse momento por ser leve, nutritivo e combinar facilmente com ingredientes variados. Granola, frutinhas e mel são sugestões excelentes de alimentos que podem ser misturados com o laticínio pela manhã. 

O Iogurte Natural Nestlé é líder em iogurtes naturais e se destaca pela cremosidade e composição nutritiva (é feito apenas com leite e fermentos lácteos). Sem conservantes e aditivos, é um dos alimentos mais saudáveis que você pode incluir no café da manhã, além de combinar com ingredientes variados graças ao seu sabor suave e neutro. Outra sugestão para quem quer potencializar o consumo de nutrientes pela manhã é o Iogurte Molico. Ele é fortificado com compostos essenciais para diversas funções do corpo, como vitaminas e cálcio. Além disso, tem o fator triplo zero: zero gorduras totais, açúcares adicionados e lactose. 

Qual iogurte tomar no lanche?

O lanche da tarde ou da manhã é feito entre as refeições, então o ideal é que o alimento seja leve e também promova saciedade. Afinal, seu consumo evita que você sinta muita fome ao longo do dia e acabe exagerando no almoço ou jantar. Além disso, é o momento perfeito para aumentar o consumo de nutrientes de forma saudável. O Iogurte Natural Nestlé continua sendo uma ótima opção por ser rico nutricionalmente e não ter aditivos, o que o torna mais leve. Como o objetivo é dar saciedade, vale a pena misturá-lo com alimentos fontes em fibras, como aveia, chia e linhaça. 

Outra sugestão é apostar no Iogurte Nesfit. Ele é rico em fibras e possui cereais integrais (como farelo de aveia e farinha integral de aveia) em sua composição, o que ajuda a dar mais saciedade. Além disso, apresenta probióticos que promovem a melhora da saúde intestinal. O Iogurte Nesfit também possui o fator Triplo Zero (sem açúcares adicionados, gorduras totais e lactose), o que o torna ainda mais completo nutricionalmente. Ou seja: é uma opção excelente para o lanche!

Qual iogurte tomar no pré-treino?

Antes do treino, o ideal é consumir boas fontes de carboidratos, pois eles são a principal fonte de energia para o corpo. As proteínas também são importantes porque melhoram o rendimento e fortalecem o músculo, evitando lesões. O Iogurte Natural Nestlé é uma ótima opção nesse momento, pois permite que você faça combinações diversas ao mesmo tempo que recebe os nutrientes da sua composição, como cálcio e proteínas. Vale incrementá-lo com frutas ricas em carboidratos, como banana, manga, abacaxi, melão e goiaba. Aveia, granola e castanhas são outras boas opções para comer com iogurte no pré-treino

Qual iogurte tomar no pós-treino?

Já para o pós-treino, é fundamental consumir uma boa quantidade de proteínas. Elas são as responsáveis por restaurar as células musculares que naturalmente sofrem lesões durante o treino. Ao fazer isso, as proteínas ajudam na hipertrofia. Ou seja: são essenciais para o crescimento muscular. O iogurte grego é uma boa opção de pós-treino, pois ele tem naturalmente uma concentração maior de proteínas. Outra sugestão é apostar no Iogurte Natural Nestlé, que também possui um bom percentual proteico como todo produto derivado do leite, e ainda pode ser combinado com diversos alimentos ricos nesse nutriente. Pasta de amendoim e frutas como goiaba, maracujá e romã são ótimas opções. Outra dica é misturar iogurte com whey, que é um suplemento alimentar feito a partir da proteína do leite. Não se esqueça de adicionar também alguma fonte de carboidrato para repôr as energias gastas no treino! 

Qual iogurte tomar de noite? 

Você também pode tomar iogurte de noite sem problemas. O produto é ótimo para a ceia, pois é leve e não pesa demais o corpo antes de dormir, ao mesmo tempo que traz nutrientes ao corpo. Nesse momento, é muito importante evitar produtos industrializados e com muito açúcar, pois isso pode levar a um pico de glicose que atrapalha o sono. Por isso, o Iogurte Natural Nestlé é sempre uma ótima opção, já que possui apenas dois ingredientes em sua composição e nenhum tipo de aditivo. Vale misturá-lo com frutas leves, canela e aveia, por exemplo. Outra opção se quiser variar é tomar o Iogurte Molico e o Iogurte Nesfit, pois os dois possuem zero adição de açúcar. Além disso, são boas fontes de nutrientes e trazem saciedade ao corpo sem causar aquela sensação de peso que pode prejudicar o sono.