Você sabia que o iogurte pode ajudar a diminuir inflamações? A inflamação é uma resposta imunológica natural que o corpo emite quando está tentando combater algum tipo de ameaça, como uma infecção, lesão ou doença. Porém, quando persiste por muito tempo temos a chamada inflamação crônica. Essa condição é mais sutil e apresenta sintomas mais brandos, mas pode causar sérios danos aos tecidos e órgãos se não for tratada. Estresse, doenças autoimunes e infecções persistentes são algumas das principais causas da inflamação crônica. 

Quem tem essa condição costuma sofrer com fadiga, dores, problemas digestivos e outros sintomas desconfortáveis que atrapalham a qualidade de vida. Além do acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida, é fundamental contar com uma dieta anti-inflamatória para perceber uma melhora. Um dos alimentos mais indicados nesse momento é o famoso iogurte. Mas como ele pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo? Entenda a seguir!

O iogurte é um anti-inflamatório? Entenda como ele pode reduzir a inflamação 

Sim! O iogurte tem propriedades anti-inflamatórias graças a algumas substâncias presentes no produto, começando pelos probióticos. Essas bactérias do bem chegam até o intestino e promovem o equilíbrio da microbiota intestinal, evitando a proliferação de bactérias patogênicas. Isso resulta em uma menor quantidade de toxinas e substâncias inflamatórias que poderiam entrar na corrente sanguínea e desencadear inflamações. 

Além disso, os probióticos também fortalecem a parede intestinal, que funciona como uma barreira do intestino. Quando essa parede está mais forte, há um risco menor das toxinas escaparem para o sangue e causarem inflamação. Para completar, os probióticos podem produzir ácidos graxos de cadeia curta, que são moléculas de propriedades anti-inflamatórias. Ou seja: a presença de probióticos no iogurte é de grande ajuda na redução de inflamações!

Iogurte fortalece sistema imunológico e evita inflamações

A imunidade fraca acaba deixando o corpo propenso a sofrer com inflamações. A boa notícia é que o iogurte também pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico! Cerca de 70% das células de defesa vivem no intestino. Isso quer dizer que, quando a flora intestinal está fragilizada, o corpo tende a ter sua imunidade comprometida. Já se a microbiota estiver saudável, o sistema imunológico também ganha força. Como os probióticos do iogurte atuam justamente no equilíbrio do intestino, consequentemente também fortalecem a imunidade e evitam o surgimento de inflamações pelo corpo. 

Nutrientes do iogurte ajudam na redução da inflamação no corpo 

Os probióticos não são os únicos componentes do iogurte que ajudam a reduzir inflamações. Existem outras substâncias que auxiliam de forma mais indireta. O cálcio, por exemplo, facilita a absorção de nutrientes e regula a pressão arterial, fatores que ajudam a evitar inflamação. Já a vitamina B atua no metabolismo energético e combate radicais livres, o que também influencia nas inflamações pelo corpo. Por fim, o magnésio reduz o estresse oxidativo e está envolvido na regulação da produção de substâncias inflamatórias. Assim, todos esses nutrientes presentes no iogurte ajudam de maneira sutil a reduzir o risco de inflamações no organismo.

Qual o melhor iogurte para diminuir a inflamação no corpo? 

Como os probióticos são os principais envolvidos na redução da inflamação, o ideal é optar por iogurtes com esses microorganismos. É importante entender que, apesar de que todo iogurte é feito a partir da fermentação do leite por bactérias, nem sempre elas continuam vivas no produto final. Por isso, para receber todos os  que os microorganismos trazem ao intestino, é importante optar pelos iogurtes com probióticos vivos em sua composição. 

Um bom exemplo é o Iogurte Nesfit. Além dos probióticos, ele conta ainda com fibras e cereais integrais, dois componentes que também ajudam no equilíbrio do intestino. Assim, cria uma mistura potente que fortalece a microbiota e reduz as inflamações no corpo. Outra opção é apostar no iogurte natural. Essa é a versão mais pura do produto e não produz aditivos em sua composição, elevando seu potencial nutritivo. O Iogurte Natural Nestlé, líder da categoria no mercado, é feito apenas com leite e fermentos lácteos, sendo ainda uma ótima fonte de cálcio e outros nutrientes. 

Como consumir iogurte para reduzir inflamações no corpo? Veja combinações nutritivas para a dieta

Além do iogurte, existem muitos outros alimentos com propriedades anti-inflamatórias. O melhor de tudo é que você pode fazer várias combinações com o produto lácteo, criando lanches altamente fortificados no combate à inflamações no corpo. Veja a seguir uma lista de alimentos anti-inflamatórios para você comer com iogurte: 

  • Frutas vermelhas (amora, morango, mirtilo)
  • Frutas cítricas (laranja, tangerina, limão)
  • Maçã
  • Uva 
  • Mel 
  • Aveia
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
  • Sementes de chia e linhaça
  • Canela e gengibre 

Se o objetivo é reduzir a inflamação, a dica é tomar iogurte logo pela manhã. Seja no café da manhã ou no lanche matinal, o consumo do produto desde cedo ajuda a melhorar a digestão, promove saciedade e diminui o risco de inflamação ao longo de todo o dia. Por isso, experimente começar a rotina com um copinho de Iogurte Nesfit ou Iogurte Natural Nestlé para evitar o risco de inflamações.