Você já ouviu falar que iogurte ajuda a controlar a glicemia? Esse é um dos inúmeros benefícios que esse laticínio pode promover para a saúde. Diversos estudos comprovam que o alimento pode auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue, uma grande vantagem para o bom funcionamento do corpo – especialmente entre diabéticos e pré-diabéticos. Mas como isso funciona na prática? Nós te explicamos detalhadamente como o iogurte ajuda a controlar a glicemia de forma saudável! 

Pesquisas investigam importância do iogurte para diabéticos

Um estudo liderado pelo Dr. Frank Hu – professor de nutrição e epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Harvard – investigou a relação entre iogurte natural e o risco de diabetes tipo 2. A doença se manifesta quando o corpo apresenta resistência à insulina, dificultando a absorção de glicose e, consequentemente, elevando a glicemia. Os participantes da pesquisa foram questionados sobre seus hábitos alimentares e acompanhados por até 30 anos. Levando em conta idade, índice de massa corporal (IMC), fatores de risco e estilo de vida, os pesquisadores chegaram a uma conclusão: o consumo de 28g de iogurte por dia está associado a um risco 18% menor de diabetes tipo 2.

Esse não é o único estudo que investiga a relação! Um artigo publicado na revista PLoS ONE realizou uma revisão sistemática de outros estudos disponíveis em plataformas como PubMed, EMBASE e Scopus sobre a ingestão de iogurte e o risco de diabetes tipo 2. A análise chegou à conclusão de que o aumento no consumo de iogurte pode contribuir para a prevenção da doença. 

O iogurte baixa a glicose? Entenda como o alimento controla a glicemia 

Apesar de ainda ser necessário realizar mais estudos, existem alguns motivos que explicam como o iogurte ajuda a controlar a glicemia. Para Frank Hu, uma possibilidade é que os probióticos presentes no iogurte reduzem à inflamação e acabam melhorando a sensibilidade à insulina. Ele também levanta a hipótese de que o magnésio, o cálcio e/ou o soro do iogurte ajudam no controle metabólico, o que diminui o risco de diabetes. 

Outro ponto importante é que o iogurte, por ser um derivado do leite, apresenta uma boa concentração de proteínas. Esses macronutrientes retardam o esvaziamento gástrico, o que estimula a secreção de insulina. O resultado é uma menor quantidade de glicose circulando no sangue. As proteínas, assim como as fibras, ainda proporcionam maior sensação de saciedade, o que evita a fome ao longo do dia e facilita a manutenção de uma dieta equilibrada. Todos esses fatores combinados ajudam a entender como o iogurte contribui para a redução e o controle da glicemia, garantindo uma baixa no nível de glicose no sangue. 

Quem tem diabetes pode tomar iogurte? 

Sim! Devido à sua ação no controle da glicemia, o iogurte se torna um grande aliado para pessoas diabéticas ou com predisposição a desenvolver a doença. Os resultados positivos já são comprovados em diversas pesquisas, como as mencionadas anteriormente, o que significa que o consumo é permitido para quem tem o diagnóstico. Porém, é importante ter cuidado na hora de escolher o tipo de iogurte e sempre conversar com o médico ou nutricionista antes de fazer alterações na dieta.  

Qual o melhor iogurte para diabéticos?

O iogurte natural é o melhor iogurte para diabetes! Ele é a versão mais pura do produto, feito apenas com os ingredientes essenciais e sem adição de açúcar ou aditivos. Um bom exemplo é o Iogurte Natural Nestlé, marca líder da categoria no mercado. Sua composição leva apenas leite e fermentos lácteos, garantindo um elevado teor de cálcio e nutrientes essenciais para o corpo.

Por outro lado, os diabéticos devem evitar iogurtes com açúcares adicionados. A inclusão deste ingrediente pode causar o efeito contrário e prejudicar o controle da glicemia. Por isso, na hora de escolher um iogurte para diabéticos, sempre prefira o iogurte natural. 

Iogurte para diabéticos: como incluir na dieta? 

Além de saboroso e ajudar no controle da glicemia, o iogurte é altamente versátil e pode ser incluído na dieta em diversos momentos do dia. Ele é uma ótima opção para um café da manhã saudável, garantindo um bom aporte de nutrientes logo cedo. Por proporcionar saciedade, também é uma excelente sugestão para o lanche da tarde. Uma dica valiosa é misturar o Iogurte Natural Nestlé com frutas, aveia, granola e outros ingredientes saudáveis para deixar a refeição ainda mais completa e nutritiva.

Por ter um sabor mais neutro, você ainda pode usar o Iogurte Natural Nestlé no preparo de receitas variadas. Ele funciona como um ótimo substituto do creme de leite ou da maionese em pratos como strogonoff ou salpicão, garantindo versões fit e menos gordurosas. O Iogurte Natural Nestlé pode ser aproveitado até mesmo como base de molhos de salada ou em receitas de bolos e massas. Assim, você mantém uma dieta com glicemia equilibrada e, ao mesmo tempo, muito sabor!