Comer iogurte no pós-treino é uma excelente estratégia para garantir a recuperação muscular após a prática de exercícios! Quando nos exercitamos, o músculo sofre pequenas lesões. As proteínas são os macronutrientes responsáveis por reparar o músculo após essas lesões, contribuindo também para a hipertrofia muscular (crescimento). É por isso que consumir alimentos proteicos é recomendado depois da atividade física – e é aí que entra o iogurte! 

Por ser derivado do leite, esse alimento possui naturalmente uma boa quantidade de proteínas. Ele também é rico em cálcio e potássio, nutrientes essenciais para fortalecimento ósseo e contração muscular. O iogurte no pós-treino isoladamente já é um ótimo aliado na restauração muscular, mas os resultados são ainda mais positivos quando combinado com outros ingredientes que potencializam essa função. 

Pensando nisso, separamos 6 ideias de combinações para fazer com iogurte no pós-treino e acelerar a recuperação muscular. Confira!

1) Iogurte natural + banana + aveia

O iogurte natural cumpre a função principal de reconstruir os músculos após a atividade física. Já a banana fornece carboidratos de absorção rápida e potássio, ajudando a restaurar a energia perdida e a prevenir cãibras depois de um exercício intenso. Por fim, a aveia oferece carboidratos de digestão mais lenta e fibras, facilitando a digestão, promovendo saciedade e liberando energia de forma contínua. Assim, o trio de iogurte natural, banana e aveia é um excelente combo para consumir após atividades físicas, sendo um dos pós-treinos mais práticos e indicados pelos nutricionistas. 

2) Iogurte natural + frutas vermelhas + whey protein

O iogurte com whey é uma combinação excelente para o pós-treino! Você combina o teor proteico do laticínio com o whey, que é uma proteína isolada de rápida absorção. Dessa forma, você consegue acelerar bastante a recuperação muscular logo após o treino. A adição de frutas vermelhas entra para dar mais sabor e, principalmente, por suas propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir inflamações e dores musculares. Morango, mirtilo e amora são ótimas opções!

3) Iogurte natural + mel + castanhas

Além de conferir um toque doce ao iogurte natural, o mel é um açúcar simples de rápida absorção que ajuda a repor as reservas de glicogênio muscular gastas durante o exercício. Assim, ele é um excelente aliado na recuperação do músculo, complementando os benefícios do iogurte. Já as castanhas ajudam na reconstrução das fibras musculares e promovem a reposição de minerais perdidos durante o treino, como magnésio e zinco. A mistura de iogurte natural, mel e castanhas é uma excelente opção de pós-treino após atividades intensas ou quando a refeição seguinte vai demorar. 

4) Iogurte natural + abacate + cacau em pó

O abacate é uma das melhores gorduras saudáveis para você incluir no pós-treino, pois ajuda a reduzir a inflamação causada pelo exercício e a minimizar a fadiga. Além disso, ele auxilia na regeneração muscular e no controle de inflamações, garantindo também uma boa sensação de saciedade. Já o cacau em pó tem antioxidantes que beneficiam a recuperação celular, sendo assim muito vantajoso após a atividade física. Combinando esses ingredientes com o iogurte natural, você prepara um pós-treino rico em proteínas, gorduras boas e antioxidantes. 

5) Iogurte natural + pão integral com frango desfiado 

Se você busca um pós-treino completo, que sirva como um bom lanche e garanta a saciedade até a próxima refeição, esta é a opção ideal! O pão integral é uma excelente fonte de carboidratos complexos que ajudam a repor energia. Já o frango é altamente rico em proteínas, fundamental para a recuperação muscular. Você pode substituí-lo por atum, que também é um alimento bastante proteico. O iogurte natural pode ser incluído no pós-treino de duas maneiras: consumido de forma isolada ou usado como base para um molho no sanduíche, substituindo a maionese. Assim, o laticínio auxilia na restauração do músculo ao mesmo tempo que incrementa o lanche. 

6) Iogurte natural + manga + chia

Outra fruta excelente para comer com iogurte no pós-treino é a manga. Ela é uma ótima fonte de carboidratos que ajudam a repor a energia gasta, além de ser fonte de vitaminas e minerais que auxiliam na regeneração dos tecidos. Já a chia é uma proteína vegetal que contribui para a manutenção da massa muscular, contendo também ômega-3, que melhora a recuperação e o desempenho. Unir esses ingredientes com o iogurte no pós-treino é uma boa maneira de incentivar uma refeição de qualidade e a recuperação muscular acelerada

Qual o melhor iogurte para tomar no pós-treino? 

O iogurte natural é a melhor escolha para o pós-treino! Essa é a versão mais pura do laticínio, contando com poucos ingredientes em sua composição, além de ser baixo em gorduras e calorias. O Iogurte Natural Nestlé, marca líder do mercado na categoria, é um bom exemplo, sendo preparado apenas com leite e fermentos lácteos. Ele é uma excelente fonte de cálcio, que ajuda no fortalecimento ósseo. 

Outra vantagem do iogurte natural é seu sabor neutro, permitindo uma boa combinação com ingredientes variados e potencializando o pós-treino. Cremoso e versátil, o Iogurte Natural Nestlé pode ser consumido não só no pós-treino como em diversos momentos do dia. Seja isoladamente ou combinado com outros alimentos, ele sempre promove uma alimentação mais gostosa e saudável!