O consumo de alimentos probióticos traz muitos benefícios para a saúde do intestino. Eles ajudam principalmente na regulação da flora intestinal, garantindo uma melhor digestão e evitando doenças. Mas você sabe quais são os alimentos probióticos que dá para incluir na sua rotina alimentar? Entenda melhor para que eles servem e veja uma lista de 10 comidas ricas nessa substância!  

O que é probiótico? 

Apesar de ser um termo bastante popular, muita gente não sabe o que são probióticos. Eles são um tipo bem específico de bactérias. Quando pensamos nesses microrganismos, logo associamos a doenças. Porém, os probióticos são chamados de “bactérias do bem” justamente porque trazem benefícios. Assim, podemos defini-los como microrganismos vivos que ajudam na saúde do hospedeiro – no caso, os seres humanos. 

Para que serve os probióticos? 

Os probióticos servem para regular a microbiota intestinal (também chamada de flora intestinal). Sua principal função no intestino é atuar na defesa contra microrganismos prejudiciais. Eles formam uma espécie de barreira que impede que bactérias patogênicas causem doenças. Quando estão no intestino promovendo o equilíbrio da microbiota, os probióticos ainda proporcionam a melhora da digestão, aumentam a absorção de nutrientes, previnem infecções e ajudam a diminuir os níveis de colesterol total. 

Sabendo para que serve probiótico, fica mais fácil entender por que os alimentos que os contém são tão indicados para todas as pessoas, principalmente para quem apresenta alguma desregulação na flora intestinal. Veja a seguir algumas das comidas ricas nesses microrganismos do bem para adicionar na dieta!

1) Iogurte probiótico 

Quando pensamos em alimentos probióticos, o primeiro que vem à cabeça é sempre o iogurte. O laticínio é feito de leite fermentado com bactérias. Além de darem uma consistência mais cremosa, elas também trazem benefícios para a saúde. Todo iogurte é feito com bactérias, mas nem todos eles são considerados probióticos. Para isso, é importante que os microrganismos cheguem vivos no intestino. Afinal, eles só conseguem agir se sobreviverem aos ácidos da digestão. Portanto, o iogurte probiótico é aquele que possui probióticos vivos. O seu consumo ajuda no equilíbrio da microbiota intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças. 

O Iogurte Nesfit Nestlé apresenta uma alta concentração de probióticos em sua composição. Além disso, também é uma boa fonte de fibras e cereais integrados. A combinação de todos esses fatores faz com que o produto traga maior bem-estar na rotina e uma melhor mobilidade ao intestino. O Iogurte Nesfit Nestlé pode ser encontrado nos sabores morango, ameixa e frutas vermelhas, trazendo muito sabor, praticidade e nutrição para o dia a dia. 

2) Kombucha 

O iogurte probiótico é uma das fontes mais famosas desses microorganismos, mas não a única. O kombucha é um chá fermentado que conta com uma cultura de bactérias que atua diretamente no equilíbrio da flora intestinal. Ele costuma ser preparado a partir de chá preto, mas também pode ser feito com chá verde.

3) Kefir 

O kefir é muito confundido com o iogurte probiótico porque ambos são cremosos, branquinhos e feitos de leite fermentado. A diferença é que o kefir é fabricado com uma maior variedade de bactérias probióticas e leveduras. Ele é um dos alimentos mais ricos nesses microrganismos e traz ótimos resultados para o equilíbrio da microbiota intestinal. Outra diferença do kefir para o iogurte natural é no sabor: o kefir é mais azedo. 

4) Maçã  

Frutas também podem ser fontes de probióticos e a maçã é uma das melhores! Essa propriedade foi descoberta há alguns anos, quando pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, constataram a presença de mais de 100 milhões de microrganismos do bem na fruta. Assim, foi comprovado que a maçã também tem probióticos e é um ótimo alimento para a saúde do intestino. 

5) Tofu

O tofu é um tipo de queijo vegetal feito a partir de soja fermentada. Ele conta com bactérias probióticas em sua composição e, por isso, ajuda no equilíbrio da flora intestinal. O tofu oferece ainda muitos outros benefícios por ser uma fonte de proteínas, ômega 3, cálcio e outros nutrientes. 

6) Queijo gouda

Nem todos os queijos entram na categoria de alimentos probióticos, mas o gouda sim. Ele é enriquecido com esses microorganismos que fazem tão bem para a saúde intestinal. O queijo cottage é outro exemplo do laticínio que também apresenta probióticos em sua composição. 

7) Chucrute 

O chucrute é um conserva de repolho fermentado com bactérias e leveduras. Assim, ele conta com uma boa concentração de probióticos. Trata-se de um alimento com diversos benefícios para a digestão, além de ainda fortalecer o sistema imunológico e ajudar até mesmo na saúde do coração graças à presença da vitamina K2. 

8) Pão de fermentação natural (sourdough) 

Até mesmo o pão pode entrar na lista de alimentos probióticos! Porém, para estar nessa categoria, ele deve ter fermentação natural. O melhor exemplo é o sourdough. Trata-se de um pão de massa azeda fermentado com um fermento natural. O sourdough é rico em probióticos e ajuda diretamente na saúde intestinal. 

9) Tempeh 

O tempeh é um alimento de origem indonésia feito a partir da fermentação da soja. Como resultado desse processo, apresenta uma boa concentração de probióticos. Por também ser rico em fibras, é ótimo para a digestão. Os grãos de soja são compactados, criando um formato de bolo. É possível até mesmo sentir o gostinho e a textura dos pedaços de grãos ao comer o tempeh. 

10) Picles 

Por fim, o picles de pepino também entra na lista de alimentos probióticos. Ele é preparado com a fermentação natural do pepino em água e sal. Esse processo o torna uma ótima fonte de probióticos que ajudam na microbiota intestinal. O picles tem ainda muitos outros benefícios, como a presença de vitaminas e minerais, boa concentração de fibras e baixa quantidade de calorias.