Você já deve ter ouvido falar que existem muitos benefícios do iogurte natural para a saúde. Esse alimento costuma estar presente nas mais diversas dietas e é frequentemente indicado por nutricionistas. Mas afinal, o que faz desse produto tão especial? Existem diferentes fatores que explicam o sucesso que o laticínio faz entre os especialistas, desde ajudar na saúde do coração até promover o controle do peso corporal. Confira a seguir 8 benefícios do iogurte natural que já foram comprovados cientificamente!

1) O iogurte natural fortalece a saúde dos ossos 

Um dos principais benefícios do iogurte natural é o papel positivo que ele tem no fortalecimento do sistema ósseo. Esse laticínio é uma boa fonte de cálcio, um mineral essencial para a formação de ossos e dentes. A sua falta pode acabar acarretando em doenças ósseas a curto e longo prazo. Pesquisas comprovam que a média de cálcio que deve ser consumida por um adulto é de 1000mg por dia. 

Só um potinho 170g de Iogurte Nestlé Natural, marca líder em iogurtes naturais, possui 247mg. Isso significa que apenas quatro potinhos concentram praticamente toda a quantidade necessária de cálcio em um dia. Portanto, o consumo de iogurte natural aliado a outros alimentos ricos em cálcio ajuda diretamente no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças no futuro. 

2) O iogurte natural é uma ótima fonte de proteínas

A boa concentração de proteínas é mais um dos seus principais benefícios. Iogurte natural é considerado um alimento naturalmente proteico. Essa substância possui uma série de funções no corpo humano, como formação de tecidos, regulação das funções celulares e catalisação de reações químicas. Além disso, as proteínas são fundamentais para a hipertrofia. São elas que fazem a recuperação do músculo após a prática de exercícios físicos, garantindo assim a restauração e o crescimento muscular. É por isso que o iogurte natural costuma ser indicado em dietas com foco no ganho de massa. 

3) O iogurte natural pode ajudar no emagrecimento 

Além de ajudar a ganhar massa, o iogurte natural também é um ótimo aliado para quem quer emagrecer. Uma pesquisa publicada na National Library of Medicine nos Estados Unidos comprovou que as proteínas ajudam a aumentar o gasto de energia e o número de calorias queimadas em um dia. Além disso, elas também aumentam a produção dos hormônios que dão sensação de saciedade. Isso diminui a fome e, consequentemente, ajuda na perda de peso.

Pesquisadores da Universidade do Missouri realizaram um estudo sobre a relação “iogurte x apetite” e analisaram os padrões de alimentação de 15 mulheres saudáveis que consumiram o laticínio como lanche da tarde. Ao fim da pesquisa, eles chegaram à conclusão que o iogurte levou a uma redução da fome, aumento da saciedade e atraso na refeição seguinte quando comparado com lanches menos proteicos. 

Um dos motivos dessa diminuição da fome foi explicado em uma pesquisa nos Estados Unidos que investigou o impacto do iogurte no controle do apetite. As proteínas encontradas no produto ajudam a aumentar os níveis do peptídeo YY e do GLP-1, que são hormônios redutores de apetite. Assim, o iogurte natural pode ser considerado um bom investimento na alimentação de quem busca perder peso. 

4) O iogurte natural promove o controle de peso corporal 

O emagrecimento é apenas um dos vários benefícios! Iogurte natural também ajuda a manter o peso corporal controlado. Um estudo realizado pela York Health Economics Consortium investigou se o consumo de iogurte está associado aos resultados do controle de peso. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que pessoas que comem esse laticínio apresentam um menor percentual de gordura corporal, peso e circunferência da cintura. Além disso, um outro estudo percebeu que quem consome iogurte com frequência costuma comer melhor no geral, obtendo mais nutrientes e menos calorias. Assim, o iogurte natural é um aliado do emagrecimento e da manutenção do peso corporal de forma saudável.

5) Iogurte natural é rico em diferentes tipos de nutrientes 

Os benefícios do iogurte natural incluem ainda uma série de nutrientes em sua composição. O laticínio é uma boa fonte de vitamina B12, substância que evita a degeneração das células e atua no sistema nervoso. O iogurte natural também apresenta uma boa quantidade de fósforo. Esse nutriente tem papel fundamental na saúde dos ossos e evita sua desmineralização. Pesquisas apontam que o fósforo é essencial para o metabolismo ósseo e ainda ajuda a prevenir o envelhecimento dos ossos. Além disso, o iogurte natural também é fonte de magnésio, nutriente determinante no metabolismo do cálcio e do potássio. 

6) Iogurte natural atua no fortalecimento do sistema imunológico 

O iogurte natural conta com diversos nutrientes que agem diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. Além das proteínas, outros exemplos são o magnésio, o zinco, a vitamina D e o selênio. Existem pesquisas que comprovam que a deficiência desses nutrientes pode acabar desencadeando alguma disfunção imunológica, podendo se tornar algo mais grave ainda. Por isso, tomar iogurte natural é uma forma de cuidar da sua imunidade. 

7) O iogurte natural traz impactos positivos para a saúde do coração 

Produtos lácteos integrais normalmente apresentam um teor mais elevado de gorduras saturadas. Por conta disso, algumas pessoas ainda têm medo de comer esse laticínio por acharem que ele pode desencadear problemas cardíacos no futuro. Porém, diversas pesquisas já comprovaram que isso não é verdade. O leite e o iogurte integral não aumentam o risco de problemas no coração porque, olhando o produto como um todo, eles apresentam uma boa biodisponibilidade de nutrientes. 

Na verdade, alguns estudos sugerem que esses laticínios podem ser inversamente associados a essas condições. Isso significa que o iogurte natural integral pode trazer impactos positivos para a saúde cardíaca. Ainda que mais pesquisas precisam ser realizadas, certas pesquisas já apontam que iogurte ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.    

8) Iogurte natural ajuda na diminuição da pressão alta 

O iogurte natural é altamente indicado para pessoas que sofrem de pressão alta. Em um estudo publicado na Revista Springer Nature, pesquisadores observaram 715 adultos hipertensos com 60 anos ou mais. O resultado do estudo concluiu que aqueles que fizeram o consumo regular de leite/iogurte desnatado tiveram uma menor pressão arterial diastólica. Além disso, o consumo desses alimentos também foi associado ao melhor controle da pressão arterial entre idosos com hipertensão. 
Vale ressaltar que produtos desnatados são aqueles que passam por um processo de redução ou eliminação total da gordura do leite. O Iogurte Nestlé Natural Desnatado conta com zero gorduras totais, trans e saturadas. Além disso, um potinho de 160g apresenta apenas 57 calorias totais. Assim, é um produto muito indicado para quem deseja perder peso e melhorar o controle da pressão arterial.