Comer iogurte natural todos os dias pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, é o que diz pesquisa de Harvard

Nos últimos anos, o iogurte natural virou o queridinho da nutrição, e não é à toa! Rico em vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade, ele pode ajudar o nosso corpo de várias maneiras – desde a melhora da saúde intestinal até o fortalecimento do sistema imunológico. E tem mais: algumas evidências vindas de Harvard já mostraram que quem consome iogurte todos os dias tem menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Interessante, não? Continue lendo para descobrir os detalhes e saber quais são as melhores iogurtes para diabetes!

O iogurte pode diminuir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2

Direto dos Estados Unidos, um estudo observacional liderado pelo Dr. Frank Hu – professor de nutrição e epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Harvard – descobriu que o consumo regular de iogurte natural está associado à redução do risco de diabetes tipo 2. Curiosamente, outros laticínios, como o queijo, não oferecem o mesmo tipo de proteção contra a doença.

A pesquisa envolveu três outros estudos de longa duração e dados de saúde de quase 200 mil participantes. Eles foram questionados a cada quatro anos sobre seus hábitos alimentares e acompanhados por até 30 anos. Depois de ajustar os resultados para idade, índice de massa corporal (IMC) e outros fatores de risco dietéticos e de estilo de vida, os autores concluíram que 28 gramas de iogurte por dia estão associados a um risco 18% menor de diabetes tipo 2.

Segundo Hu, uma possível explicação é que os probióticos encontrados no iogurte podem melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação. O pesquisador também considera a hipótese de que o magnésio, o cálcio e/ou soro do iogurte levam à melhora da saúde metabólica e, portanto, a um risco reduzido de diabetes. No entanto, ainda são necessários estudos clínicos para entender melhor a conexão entre o iogurte e o diabetes tipo 2, e o mecanismo por trás dela. 

Rótulos dos iogurtes nos EUA agora podem informar sobre a ligação do produto com a redução do risco de diabetes tipo 2

Em março de 2024, a FDA, órgão americano responsável por alimentos e medicamentos, anunciou uma novidade: agora, os rótulos dos iogurtes podem incluir as chamadas “alegações de saúde qualificadas”, relacionando o consumo do laticínio com a redução do risco de diabetes tipo 2. 

Após analisar petições e 28 estudos sobre o tema – muitos deles conduzidos pelo professor Hu –, a FDA definiu que consumir 2 xícaras (3 porções) de iogurte por semana é a quantidade mínima para essa alegação de saúde qualificada.

Até hoje, essas alegações de saúde estavam ligadas à presença, natural ou após enriquecimento, de certos nutrientes no iogurte. Agora, a alegação recentemente autorizada pela FDA diz respeito ao produto lácteo como um todo. Ou seja, o nosso iogurte natural de todo dia foi reconhecido pelos seus benefícios à saúde!

E aí, qual o melhor iogurte para diabéticos?

Quando se trata de iogurte para diabéticos, não há dúvidas de que o iogurte natural é a opção mais recomendada. Além de ser um alimento com baixo índice glicêmico, ele é cheio de nutrientes essenciais, como probióticos, cálcio, vitamina D e proteínas de alta qualidade. Todos esses componentes trabalham juntos para melhorar nossa saúde e reduzir o risco de doenças como o diabetes tipo 2. 

Entre as marcas que encontramos por aí, o Iogurte Natural da Nestlé é o preferido de muita gente. Com apenas dois ingredientes (leite e fermento lácteo), sem conservantes ou aditivos, o Iogurte Natural integral Nestlé é uma ótima escolha para uma dieta equilibrada. Ele ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e ainda entrega todos os benefícios que um bom iogurte deve ter.

Além da versão integral, você pode consumir o Iogurte Natural Desnatado Nestlé. Também não tem açúcar e traz os mesmos benefícios da versão integral, porém com menos gordura e calorias em função do uso do leite desnatado.

Diabetes no mundo: onde nós estamos?

Atualmente, 537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com diabetes, uma doença que afeta todas as regiões do planeta. O mais preocupante é que mais de três em cada quatro pessoas com diabetes estão em países de baixo e médio rendimento. Esses números destacam o diabetes como um grande problema de saúde pública, e as previsões não são animadoras. Em 2030, o número de adultos afetados pode chegar a 643 milhões, e em 2045, pode subir para 783 milhões.

O diabetes tipo 2, que é a forma mais comum da doença, ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou as células se tornam resistentes a ela. No entanto, é possível prevenir ou, pelo menos, retardar o desenvolvimento da doença com algumas mudanças no estilo de vida, incluindo acompanhamento médico periódico, exercícios regulares e uma alimentação equilibrada. E o iogurte natural, como vimos, é um excelente aliado para uma dieta saudável, gostosa e nutritiva.

Antes de incluir algo na sua alimentação, é aconselhável consultar um médico nutricionista para obter orientações e uma dieta apropriada.