Manter a flora intestinal equilibrada é um cuidado essencial que todo mundo deve ter para evitar problemas de saúde. Quando ela está desregulada, o corpo fica mais suscetível ao surgimento de sintomas bastante incômodos, como gases, diarreia, vômitos e dores abdominais. Caso esses problemas se tornem algo frequente, eles podem dar lugar a doenças bem preocupantes, como diabetes e síndrome do intestino irritável. 

A melhor forma de manter a flora intestinal regulada é por meio de uma boa alimentação. Mas como fazer isso do jeito certo? Quais nutrientes não podem faltar na dieta para manter a microbiota saudável? O iogurte realmente é um produto indicado nesses casos? Saiba a seguir tudo sobre a flora intestinal e o impacto da alimentação no seu equilíbrio!

O que é flora intestinal?

A flora intestinal é o conjunto de microorganismos que vivem no intestino e atuam diretamente no seu bom funcionamento. Esses microrganismos são, em sua maioria, bactérias boas. Elas são responsáveis por fazer a síntese de aminoácidos, a digestão de alimentos, proteger o intestino das bactérias patogênicas (que causam doenças), realizar a comunicação entre sistema nervoso e intestino e proteger o organismo como um todo. 

Grande parte das bactérias boas que compõem a flora intestinal (também chamada de microbiota intestinal) já estão no corpo. Porém, essa região pode passar por mudanças ao longo da vida. Fatores como mudança brusca na rotina, hábitos alimentares, situações de estresse e até mesmo consumo de remédios mais fortes, como antibióticos, podem acabar causando um desequilíbrio na microbiota intestinal. 

Como equilibrar a flora intestinal?


Quando há uma desregulação na flora intestinal, surgem sintomas desagradáveis: gases, diarreia, dores intestinais e no estômago, alergias, inchaço na barriga, fadiga, constipação e muitos outros. Se a microbiota não for estabilizada, os problemas se agravam e podem levar a doenças como diabetes, gastrite, síndrome do intestino irritável, obesidade, doença celíaca e mais uma variedade de condições. 

Mas como equilibrar a flora intestinal do jeito certo? Algumas dicas simples ajudam nessa tarefa. Praticar exercícios físicos regularmente, evitar alimentos industrializados e tentar diminuir o uso de medicamentos mais fortes são alguns ótimos exemplos. O cuidado com a alimentação é o mais importante de todos, pois é a partir dela que o corpo consegue obter os nutrientes e bactérias essenciais para a estabilização da flora intestinal. 

Fibras na alimentação: entenda importância dessas substâncias 

A adição de fibras na alimentação é a chave para uma flora intestinal saudável. Esses nutrientes chegam ao intestino praticamente inalterados e não sofrem muitas reações até lá. Por conta disso, conseguem promover uma melhor absorção de açúcares, gorduras e outras substâncias que, em excesso, podem fazer mal. Assim, as fibras fazem uma ‘limpa’ no intestino de tudo que não é benéfico. Além disso, servem de alimento para as bactérias probióticas. 

O que comer para estabilizar a flora intestinal? Alimentos com probióticos são essenciais

Os probióticos são bactérias que fazem bem para o organismo, principalmente para a saúde intestinal. Alimentos com probióticos são aqueles que possuem esses microorganismos em sua composição. A inclusão deles na dieta traz o aumento do número de bactérias do bem no intestino, que são responsáveis por diversas funções essenciais na manutenção do equilíbrio da microbiota. 

Portanto, para estabilizar a flora intestinal, é fundamental incluir alimentos probióticos na dieta, já que são eles que vão restabelecer a quantidade de bactérias do bem no intestino e, assim, promover seu equilíbrio.

Vale ressaltar que além dos probióticos e fibras na alimentação, é fundamental manter uma dieta equilibrada com uma grande variedade de nutrientes. A diversidade de comidas garante um melhor funcionamento da microbiota intestinal. Frutas, verduras, legumes, cereais e alimentos de origem natural como um todo devem sempre fazer parte da alimentação.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

A inclusão de fibras na alimentação deve ser feita a partir do consumo de alguns alimentos ricos neste nutriente. Alguns exemplos são: cereais, aveias, legumes, frutas (maçã, mamão, goiaba), vegetais (alface, couve, brócolis), leguminosas (feijão, grão de bico, soja), dentre outros. Os alimentos integrais normalmente apresentam uma concentração maior de fibras porque não passam pelo processo de refinamento. Esse é o caso do arroz integral, por exemplo. 

Quais são os alimentos ricos em probióticos? 

O consumo de alimentos probióticos é incentivado para qualquer pessoa, sendo ainda mais recomendado para aquelas que já possuem algum problema gastrointestinal. Alguns exemplos de comidas ricas nessa substância são: queijos fermentados, kefir, kombucha, banana, cebola, alho e chucrute. O iogurte é o alimento com probiótico mais famoso. Esse produto nada mais é do que o leite fermentado com bactérias boas para o organismo. Por isso, a pessoa que o consome recebe uma alta quantidade de probióticos. 

Vale ressaltar, porém, que nem todo iogurte é probiótico. Para ser considerado desse tipo as bactérias presentes nele devem chegar ainda vivas no intestino para que, assim, possam atuar diretamente na microbiota. Por isso, é sempre importante checar no rótulo se o produto é verdadeiramente rico nesses microrganismos. O Iogurte Nesfit é um exemplo de iogurte com altas concentrações de probióticos que atuam diretamente no equilíbrio da saúde intestinal.

Iogurte solta o intestino? Saiba se é mito ou verdade!

Essa afirmação é verdadeira! O iogurte solta o intestino justamente porque é rico em probióticos que ajudam a flora intestinal a funcionar. Ele faz com que este órgão funcione de maneira mais regular, resultando assim em uma melhor digestão e na liberação das fezes de forma equilibrada. Por isso, o iogurte é sempre indicado para quem está com o intestino preso. 

Como incluir iogurte na alimentação? 

Quem busca por um maior bem-estar intestinal só tem a ganhar com a inclusão do iogurte na dieta. A boa notícia é que esse alimento é extremamente versátil e pode ser consumido de diferentes maneiras. O ideal é comer iogurte no café da manhã ou no lanche da tarde. Super cremoso e saboroso, esse produto pode ser consumido sozinho. Porém, ele também pode vir acompanhado de outros alimentos, como frutas e aveia. A junção de iogurte e aveia é potente e indicada porque são dois alimentos ricos em fibras, componente fundamental para uma flora intestinal bem regulada. 
O Nesfit Iogurte é a solução ideal para quem quer trazer um maior equilíbrio na rotina e garantir a saúde do intestino. Ele conta com probióticos e também possui uma alta concentração de fibras. A vantagem extra é que esse Iogurte Nestlé tem ainda cereais integrais (como farelo de aveia e farinha integral de aveia) em sua composição, o que aumenta sua quantidade de fibras e, consequentemente, promove maior mobilidade ao intestino. Ele também é zero lactose, zero gorduras e zero adição de açúcar, características que promovem uma qualidade nutricional ainda maior. Além de saudável, o Iogurte Nesfit conta com tamanhos e sabores variados, como morango, frutas vermelhas e ameixa.