Muitos nutricionistas indicam o iogurte no pós-treino, a refeição realizada logo depois da prática de atividades físicas. Se você se exercita, precisa ter atenção à alimentação saudável, pois apenas a combinação desses dois fatores proporcionará resultados positivos para seus objetivos. A dieta pós-treino é importante para garantir uma boa recuperação muscular, além de trazer outros benefícios para o corpo. Mas você sabe por que o iogurte é tão indicado para o pós-treino? Entenda a seguir como esse derivado do leite pode ser seu grande aliado! 

É bom tomar iogurte depois do treino?

Sim! Não é à toa que os nutricionistas recomendam o consumo após o exercício. O iogurte natural é um excelente pós-treino principalmente devido ao seu elevado teor proteico. Ao fazer exercícios, nossos músculos sofrem pequenas lesões. Esse é um processo natural do corpo humano, mas é importante que o tecido muscular seja restaurado após o fim da atividade. O responsável pela reparação dessas microlesões nos músculos são as proteínas. Por isso, é indicado consumir alimentos proteicos no pós-treino para garantir uma recuperação mais rápida e efetiva. Como o iogurte natural é fonte natural de proteínas, torna-se uma das melhores opções de lanche pós-treino. 

Tomar iogurte natural pós-treino ajuda na hipertrofia muscular 

Além de ajudar na recuperação muscular, o iogurte natural também tem outro papel importante após a prática de exercícios: a hipertrofia! Ao mesmo tempo em que as proteínas tratam as microlesões depois das atividades, elas também renovam o tecido, ajudando assim a promover o ganho de massa muscular de forma saudável. É por isso que as pessoas que desejam conquistar a hipertrofia precisam ter um consumo elevado de proteínas no dia, principalmente no pós-treino. Graças ao seu alto teor proteico, o iogurte natural é uma das opções mais recomendadas de lanches pós-treino para quem busca ganho de massa muscular magra. 

O iogurte é bom para quem malha?  

Sim! O iogurte natural é indicado após a prática de qualquer atividade física, incluindo a musculação. Durante o treino, os músculos sofrem microlesões que devem ser reparadas pelo consumo de proteínas. Além disso, as proteínas auxiliam na hipertrofia muscular, um dos principais objetivos de quem treina. Portanto, pode ter certeza que o iogurte é bom para quem malha!  

Qual o melhor iogurte para quem faz academia?

Existem diversos tipos de iogurtes disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades. Dentre todos, o iogurte natural é um dos mais indicados para quem faz academia graças às suas propriedades nutricionais. Por ser uma versão mais pura do produto, normalmente não conta com muitos ingredientes em sua composição e não leva aditivos químicos. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é feito apenas com leite e fermentos lácteos. 

O iogurte natural também é um alimento naturalmente proteico. Isso garante uma boa absorção de proteínas pós-treino e nos outros momentos do dia. As proteínas também dão sensação de saciedade, o que diminui a fome durante a rotina e facilita o cumprimento da dieta estabelecida pelo nutricionista. Por fim, o iogurte natural é um alimento pouco calórico e com baixa concentração de gorduras. Você pode encontrar ainda o iogurte natural desnatado, uma versão reduzida em gorduras e mais indicada para quem deseja perder peso. 

Quantas proteínas tem no iogurte natural? 

A quantidade de proteínas no iogurte natural varia de acordo com o produto, já que cada marca apresenta uma fabricação diferenciada.O Iogurte Natural Integral Nestlé, marca líder de mercado em iogurtes naturais, contém 6,8 g de proteínas em 170 g do produto. Já o Iogurte Natural Desnatado Nestlé tem 5,8 g de proteínas em um copinho de 160 g. Assim, os dois produtos apresentam índices proteicos excelentes e são indicados por especialistas para consumo no pós-treino.

O que é bom comer depois do treino? Veja dicas de lanches pós-treino com iogurte! 

O iogurte natural está entre as melhores opções de pós-treino! O melhor de tudo é que ele ainda é um produto altamente versátil e que pode ser consumido de diferentes formas, evitando que você enjoe facilmente. O iogurte com aveia e frutas é um dos pós-treinos mais indicados por nutricionistas, já que ajuda na reposição de proteínas e outros nutrientes depois de praticar exercícios. Você pode ainda misturar o produto com granola, chia, mel, castanhas e outros alimentos. 

Para quem busca praticidade, o iogurte natural é uma ótima base para shakes ou vitaminas pós-treino. A dica é adicionar alguma fruta no laticínio para deixá-lo mais saboroso. Outra sugestão é misturar iogurte com whey, garantindo uma alta ingestão de proteínas para recuperação muscular. Você pode ainda fazer um molho ou pastinha de iogurte natural para colocar no recheio de sanduíches naturais e wraps saudáveis. Lembre-se de sempre conversar com um nutricionista para saber a quantidade diária ideal de proteínas de acordo com suas necessidades.