Você já ouviu falar que iogurte ajuda na candidíase? Essa é uma infecção muito comum em mulheres causada por fungos do gênero Candida. Esses microorganismos já existem naturalmente no organismo, mas podem acabar se proliferando excessivamente devido a alguns fatores (como uso de antibióticos, imunidade baixa e até mesmo roupas muito apertadas). Quando isso acontece, a infecção se manifesta e dá sinais como corrimento, coceira e ardência na região vaginal. 

Apesar de ser uma doença bastante incômoda, a candidíase tem um tratamento simples que normalmente conta com medicação. Porém, a alimentação também é um fator muito importante na melhora e prevenção da doença. O que muita gente não sabe é que o iogurte pode ser um grande aliado para quem sofre com candidíase. Entenda melhor a seguir!

Comer iogurte ajuda na candidíase?

Sim! Os probióticos presentes no iogurte conseguem povoar a região vaginal com bactérias benéficas à saúde. Com isso, eles trazem um maior equilíbrio para a flora vaginal e dificultam a proliferação de fungos, como a Candida. Ou seja: os probióticos fazem com que as bactérias benéficas tomem conta da região e ainda diminuem o crescimento dos microorganismos causadores de infecções. 

Outro ponto importante é que esses probióticos também equilibram a flora intestinal. Cerca de 70% das células de defesa do corpo estão localizadas no intestino. Isso quer dizer que um intestino saudável está diretamente relacionado a uma boa imunidade. Como o iogurte ajuda no equilíbrio da microbiota, consequentemente também ajuda na melhora do sistema imunológico. A imunidade baixa é um dos principais fatores relacionados ao surgimento da candidíase. Então, comer iogurte eleva a saúde do sistema imunológico, diminui o risco de desenvolver candidíase e melhora quadros já estabelecidos.

Qual iogurte é bom para candidíase?

Muitos iogurtes contam com açúcares adicionados para dar mais sabor. O problema é que a glicose em excesso traz um desequilíbrio da flora vaginal e cria o ambiente perfeito para que os fungos se desenvolvam. Além disso, a Cândida se alimenta de açúcar, então o consumo exagerado acaba “alimentando” e dando força para que ela se reproduza. Por isso, iogurtes com açúcares adicionados não são indicados para melhorar a candidíase. 

Mas então qual iogurte é bom para candidíase? O iogurte natural é a melhor opção! Essa é a versão mais pura do produto, feito com poucos ingredientes e sem açúcares (ou qualquer outro composto) adicionados. O Iogurte Natural Nestlé, líder de mercado na categoria, é preparado apenas com leite e fermentos lácteos, garantindo um produto bastante leve e nutritivo.

Outra opção é apostar em iogurtes reforçados com probióticos vivos, como é o caso do Iogurte Nesfit. Além das bactérias benéficas, ele ainda conta com fibras e cereais integrais que favorecem ainda mais a melhora do intestino e da imunidade. Por ter fator Triplo Zero, ele não tem lactose, gorduras totais e nem açúcares adicionados, o que o torna uma ótima opção para pessoas com diferentes tipos de dieta. 

Como usar iogurte para candidíase?

O iogurte para candidíase jamais deve ser usado como produto tópico, ou seja, aplicado diretamente na região vaginal. Essa não é uma prática comprovada cientificamente e nem recomendada por especialistas. Para ajudar na candidíase, basta incluir o iogurte na dieta. Você pode comer diariamente em diferentes momentos da rotina, principalmente no café da manhã ou lanche da tarde. Como o iogurte natural tem um gosto neutro, vale a pena misturar com algumas frutas para dar mais sabor. Porém, escolha aquelas com menos açúcar, como morango, abacate, melão, amora e abacaxi. 

Vale ressaltar, porém, que o iogurte é apenas um aliado na melhora da candidíase, e não a cura da doença. Ele não substitui o tratamento indicado pelo médico especialista, servindo apenas como uma ajuda extra. 

Quais alimentos ajudam na melhora da candidíase? Confira opções além do iogurte!

O iogurte é ótimo para ajudar na candidíase, e a boa notícia é que ele não é o único! Muitas outras comidas podem ser aliadas durante a doença, pois ajudam a restaurar o funcionamento do corpo e o sistema imunológico. Lembre-se, porém, de que elas não substituem o tratamento oficial. Veja a seguir alguns alimentos que ajudam a melhorar a candidíase: 

  • Iogurte 
  • Kefir e kombucha (ricos em probióticos)
  • Frutas com pouco açúcar (morango, abacate, melão, amora, abacaxi, maçã)
  • Vegetais ricos em fibras (brócolis, espinafre, couve)
  • Cebola, alho, coco (são antifúngicos naturais)

Conheça os alimentos que pioram a candidíase

Agora você já sabe que o iogurte ajuda a melhorar a candidíase, mas também é importante saber o que deve ser evitado. A alimentação interfere bastante no aparecimento da infecção, então é fundamental entender o que pode acabar piorando o caso. As comidas listadas a seguir não devem ser consumidas durante o tratamento e, caso você sofra com candidíase de repetição, é importante evitá-las ao longo da rotina para prevenir a volta da doença. Veja a seguir os alimentos que pioram a candidíase: 

  • Doces, refrigerantes, biscoitos e bolos (muito açúcar)
  • Alimentos processados com açúcares adicionados 
  • Pães e massas brancas (a farinha branca se transforma em glicose)
  • Frutas muito doces (banana, manga, uva, melancia)