Ninguém pode negar que o iogurte é um alimento extremamente saudável. Esse produto feito a partir do leite fermentado é uma ótima fonte de alguns dos nutrientes mais importantes para o corpo humano: proteínas, cálcio, vitaminas, fósforo e tantos outros. Mas existem muitos outros benefícios por trás do iogurte, como fortalecimento do sistema imunológico e auxílio no emagrecimento. Isso explica porque o produto é tão indicado por nutricionistas para dietas variadas. 

O que talvez você não saiba é que o iogurte também pode ser um grande aliado na prevenção de doenças. Essa capacidade de evitar algumas das enfermidades mais comuns no mundo já foi comprovada diversas vezes pela Ciência. 

Iogurte diminui o risco de doenças cardiovasculares em pessoas hipertensas

A hipertensão é um grande problema que atinge boa parcela da população. Dentre as consequências desse quadro, está a maior facilidade de desenvolver doenças no coração. Porém, o iogurte pode ajudar a evitar esses problemas. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Maine, nos EUA, analisou a relação entre o consumo de iogurte e pressão arterial em adultos, sendo que 62% dos entrevistados foram diagnosticados com hipertensão. 

Após uma análise minuciosa dos dados, os pesquisadores concluíram que os participantes hipertensos que consumiram iogurte em maior quantidade tiveram diminuição na pressão arterial. Isso quer dizer que o laticínio pode amenizar a P.A. de pessoas hipertensas, consequentemente evitando o risco de doenças cardiovasculares. 

E esse não foi o único estudo a comprovar esse ponto! Pesquisadores da Universidade de Boston, também nos EUA, observaram os hábitos de mais de 74 mil pessoas por aproximadamente 30 anos. Eles descobriram que o consumo de iogurte é inversamente proporcional ao risco de infarto, derrame e outras doenças cardiovasculares.

O iogurte fortalece os ossos e diminui risco de osteoporose

Um dos benefícios mais conhecidos do iogurte é sua elevada concentração de cálcio. Esse nutriente é responsável pela formação e manutenção de ossos e dentes. O consumo de cálcio ajuda no desenvolvimento do sistema ósseo e, consequentemente, evita o aparecimento de doenças relacionadas, como artrite, osteoporose e artrose. 

A revista Osteoporose Internacional publicou um estudo em que pesquisadores analisaram o estilo de vida e a densidade óssea de mais de 4 mil adultos. Eles chegaram à conclusão de que os entrevistados que consumiam iogurte todos os dias obtiveram aumento de 3% a 4% na densidade mineral óssea. Esse crescimento revela uma maior fortificação dos ossos dos participantes após o consumo do laticínio. Assim, foi constatado que o iogurte está associado a um risco 39% menor de osteoporose em mulheres e 52% menor em homens. 

Iogurte é um dos melhores alimentos para evitar doenças intestinais 

Todo iogurte é fermentado com bactérias benéficas para a saúde. Quando essas bactérias são consumidas e chegam vivas no intestino, conseguem promover um maior equilíbrio da flora intestinal. Estamos falando dos probióticos, microorganismos que não só estabilizam o intestino como ainda evitam a proliferação de bactérias patogênicas. Assim, o consumo de iogurtes probióticos é um verdadeiro aliado na prevenção de doenças intestinais. 

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Gastroenterology constatou que o consumo de probióticos ajuda na redução da diarreia como sintoma de outras doenças. Já pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, constataram que os probióticos auxiliam no tratamento da síndrome do intestino irritável. Esses e outros estudos comprovam a importância do consumo de alimentos probióticos na prevenção de doenças intestinais.

Iogurte pode ter relação com menor risco de diabetes tipo 2

Falando em probióticos, existe uma teoria de que eles podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina. O professor de nutrição e epidemiologia Frank Hu liderou uma pesquisa realizada pela Harvard School of Public Health. Os cientistas analisaram dados de mais de 100 mil participantes e concluíram que a ingestão de uma porção diária de iogurte estava associada a um risco 18% menor de diabetes tipo 2. Foi o próprio especialista quem explicou que existe a chance dos probióticos presentes no iogurte interferirem no nível de insulina, consequentemente diminuindo o risco de diabetes. 

O iogurte é um aliado na prevenção da obesidade

Outra vantagem do iogurte é que ele ajuda a prevenir um dos maiores problemas de saúde no mundo todo: obesidade. Um estudo publicado na Revista Internacional de Obesidade realizou um grande mapeamento bibliográfico e encontrou mais de 13 mil registros sobre a relação iogurte X peso. Após análise minuciosa, os pesquisadores concluíram que o consumo de iogurte está relacionado a um menor peso corporal e ganho de peso. Além disso, também é associado a menores índices de massa corporal, circunferência da cintura e gordura corporal. Isso quer dizer que o iogurte ajuda no controle do peso e no emagrecimento saudável. 

Vale ressaltar que, por ser uma boa fonte de proteínas, o iogurte também proporciona maior sensação de saciedade. Isso diminui a fome exagerada ao longo do dia e, consequentemente, proporciona maior controle do peso. Todo iogurte tem proteínas, mas o iogurte grego apresenta um percentual ainda mais elevado. Isso acontece porque ele passa por um processo de remoção do soro do leite, o que promove a concentração de nutrientes e maior taxa proteica.