Você já ouviu falar em pudim de iogurte? O pudim é uma sobremesa delicada de consistência cremosa que faz muito sucesso nos lares brasileiros. A receita tradicional é feita com leite condensado, leite, ovos e açúcar. Porém, existem diversas variações que levam ingredientes e modos de preparo distintos. Uma dessas versões é o pudim de iogurte, que é igualmente delicioso e ainda traz alguns benefícios nutricionais. 

Pudim de iogurte: receita é perfeita para uma sobremesa especial!

A receita do pudim de iogurte é ideal para quem é fã desse doce clássico mas quer inovar de alguma forma. Seu preparo é extremamente simples e leva poucos ingredientes. Além disso, pode ser complementado com diferentes tipos de caldas, como morango, chocolate ou o clássico caramelo. O pudim de iogurte é menos doce que o tradicional, já que o iogurte natural substitui o leite condensado. Por isso a sobremesa consegue ficar ainda mais leve, sendo a opção perfeita para consumir após um almoço ou jantar do fim de semana. 

Iogurte deixa o pudim mais cremoso

A principal mudança que o iogurte natural traz para a receita de pudim está na consistência. A sobremesa já é conhecida por ser bem macia, mas consegue ter essa característica ainda mais aprimorada graças ao novo ingrediente. Isso acontece porque a textura do iogurte natural é extremamente cremosa. Assim, ele oferece maior cremosidade para o prato. Além disso, o laticínio é denso e consistente, garantindo que a sobremesa fique ao mesmo tempo macia e firme, sem quebrar ou desmanchar. 

Essa propriedade do iogurte não o torna ideal apenas para a receita de pudim, mas para as de massas e pães também. Portanto, não precisa ter medo do iogurte natural alterar o sabor e a consistência da sua sobremesa. Na verdade, ele só vai deixar o pudim ainda mais cremoso. 

Receita de pudim de iogurte traz diversos benefícios

Além de gostoso e cremoso, o pudim de iogurte tem diversas vantagens nutricionais. A receita original leva leite condensado, um ingrediente delicioso mas que também costuma ter altos níveis de açúcares e gorduras. A substituição pelo iogurte faz com que a receita se torne mais saudável, já que esse laticínio apresenta índices muito menores desses componentes. 

A escolha pela versão natural do produto é ainda mais indicada, pois apresenta poucos ingredientes em sua composição. O Iogurte Natural Nestlé é feito apenas com leite e fermentos lácteos, sendo assim um alimento bastante puro. Outra vantagem é que esse laticínio também é fonte de proteínas e outros nutrientes, como o cálcio, substância essencial para a saúde dos ossos. 

Como fazer pudim de iogurte?

Existem diferentes maneiras de fazer pudim de iogurte. Um dos métodos mais práticos e rápidos é o pudim de geladeira. Você deve começar fazendo uma pequena misturinha de 4 colheres de água com 12g de gelatina sem sabor e levar ao microondas por 40s ou até que se dissolva. Em seguida, pegue outra tigela e misture ½ xícara de Iogurte Natural Nestlé com ½ xícara de creme de leite e ½ xícara de açúcar. 

Após mexer bem, adicione a misturinha de água com gelatina e continue mexendo até incorporar. Então, despeje o líquido em uma forma untada e deixe por cerca de 5h na geladeira para firmar. Depois desse tempo, é só desenformar com cuidado e colocar a calda que desejar por cima. O resultado é um pudim de geladeira com iogurte natural super delicioso e cremosinho. 

Quanto tempo o pudim fica no forno em banho maria?

Caso não queira fazer o pudim de geladeira, você ainda pode prepará-lo no forno. Para isso, você deve primeiro misturar 6 ovos, 2 xícaras de leite em pó, 5 colheres de açúcar demerara e o Iogurte Natural Nestlé em uma tigela. Depois disso, leve mais 5 colheres de açúcar demerara ao fogo para a calda de caramelo. Despeje a calda em uma forma untada e, em seguida, jogue a mistura do pudim. Então, leve ao forno em banho maria. 

É muito importante ficar de olho no relógio. A média de quanto tempo o pudim fica no forno em banho maria é de 1h e 40 minutos a 150ºC. Depois desse período, tire a forma do forno e deixe descansar na geladeira por mais 2h. Então, é só desenformar e servir – a dica para desenformar é aquecer um pouco o fundo da forma para que o caramelo derreta. 

Pudim de airfryer é mais fácil ainda

Você sabia que dá para fazer pudim de airfryer? Essa é uma receita ainda mais prática para quem quer comer esse doce delicioso até mesmo nos dias mais corridos. Para começar, misture bem 3 copinhos de Iogurte Natural Nestlé com 2 caixinhas de leite condensado. Depois, faça uma calda de caramelo apenas derretendo o açúcar na panela. Jogue a calda na forma untada e, em seguida, adicione a massa. Cubra a forma com papel alumínio e leve para a airfryer por 30 minutos a 180ºC. Retire o papel alumínio nos últimos 5 minutos. Então, deixe na geladeira por cerca de 1h. Após esse tempo é só desenformar e comer o saboroso pudim de airfryer. 

Como saber se o pudim está pronto? 

No caso do pudim de geladeira, a principal dica para saber se ele está no ponto é pegar a forma e dar uma balançadinha leve. Caso forme ondinhas que se movem para frente e para trás, está pronto. Porém, se o creme gerar alguns anéis e ainda estiver meio líquido, é bom deixar por mais tempo. 

Já no caso do pudim de iogurte feito no forno ou do pudim de airfryer, a dica é a mesma para saber se um bolo está pronto ou não. Espete um palitinho no meio da massa e observe como ele sai. Como o pudim é naturalmente mais úmido, o palito deve ficar levemente molhadinho e bem limpo.