O rótulo do iogurte é o espaço que contém todas as informações sobre o produto. É lá que estão descritos exatamente os ingredientes que compõem o laticínio, dados importantes para a saúde, como a tabela nutricional. É sempre bom ler o rótulo do iogurte para entender exatamente o que está sendo consumido, ainda mais quando se segue uma dieta mais específica. Afinal, é a partir da tabela nutricional que você consegue mapear a quantidade de nutrientes que está sendo ingerida. 

Porém, muitas pessoas têm uma grande dificuldade para entender o que está sendo descrito naquelas letrinhas pequenas. Pensando nisso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para desvendar o rótulo do iogurte. Confira!

Tabela nutricional do iogurte: entenda como funciona  

A tabela nutricional do iogurte apresenta uma lista das substâncias presentes na composição do alimento. É a partir desse quadro que você consegue entender qual é o valor nutricional da comida, pois dá para visualizar o que está sendo consumido. Normalmente, a tabela nutricional indica a quantidade de proteínas, gorduras (totais, trans e saturadas), fibras, calorias, carboidratos, sódio e outros nutrientes presentes em proporções relevantes. 

Além disso, a tabela ressalta qual foi a porção usada para medir esses valores. Por exemplo: em 170g de Iogurte Natural Nestlé, há 6,8g de proteínas. Isso quer dizer que se você comeu 340g de iogurte, na verdade consumiu 13,6g de proteínas. Por fim, a tabela nutricional também indica a porcentagem de Ingestão Diária Recomendada (IDR) de cada nutriente para facilitar as escolhas nutricionais do consumidor. 

Rótulo do iogurte: observe a quantidade de ingredientes 

Uma curiosidade sobre a tabela nutricional é que ela sempre apresenta os ingredientes em ordem decrescente. Ou seja: a substância no topo da lista é a que está presente em maior quantidade. Isso já facilita bastante na hora de escolher a melhor opção no supermercado. Por exemplo: um alimento que possui sódio no topo da tabela e proteínas lá embaixo provavelmente não é uma opção tão saudável quanto um produto que tem os dois componentes em ordem invertida. Na hora de comprar iogurte, sempre cheque a quantidade de proteínas, calorias, gorduras, fibras, sódio e outras substâncias no produto. A partir disso, você consegue fazer escolhas mais certeiras dependendo do seu objetivo na dieta. 

Entenda qual tipo de iogurte você está comprando 

Existem diversos tipos de iogurte no mercado, cada um com suas particularidades e recomendado para necessidades específicas. Eles são diferentes pois costumam passar por algumas mudanças no processo de fabricação, o que acaba interferindo na tabela nutricional. Veja alguns tipos de iogurte mais comuns:

  • Iogurte natural: esse é um dos tipos mais procurados por quem busca maior bem-estar na dieta. O iogurte natural é a versão mais pura do produto, pois leva apenas dois ingredientes: leite e fermentos lácteos. Esse é o caso do Iogurte Natural Nestlé, líder de mercado na categoria. Ele é uma boa fonte de proteínas, cálcio e outros nutrientes essenciais para o corpo, além de contar com um baixo teor de gorduras e calorias. 
  • Iogurte infantil: existem alguns tipos de iogurte que são formulados especialmente para as crianças. Eles são fortificados com os nutrientes mais importantes na infância, fase da vida onde o corpo ainda está se desenvolvendo. Um bom exemplo de iogurte infantil é o Iogurte Ninho, líder da categoria no mercado. Ele apresenta o selo Forti+, indicativo de que é fortalecido com zinco, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e B6. 
  • Iogurte grego: nessa versão, o iogurte passa por um processo extra de remoção do soro do leite. Isso faz com que os nutrientes fiquem mais concentrados, resultando em uma quantidade maior de proteínas. Além disso, o iogurte grego costuma ter uma textura mais cremosa por causa das mudanças no processo de fabricação. 
  • Iogurte Desnatado: os produtos desnatados são aqueles que passam por um processo extra de remoção da gordura do leite. Assim, o laticínio se torna menos calórico e gorduroso do que as outras versões. Produtos como o Iogurte Natural Desnatado Nestlé são boas escolhas para quem busca emagrecer e/ou diminuir o consumo de gordura. 

Cheque se o iogurte apresenta açúcares adicionados e outros ingredientes extras 

Como se trata de uma versão mais pura, o iogurte natural tem um sabor um pouco azedo. Por isso, é comum que algumas marcas adicionem açúcares e outros ingredientes para melhorar o sabor do produto final. Apesar de deixar um gostinho delicioso, isso acaba alterando o valor nutricional e pode ocasionar um aumento na quantidade de açúcar, sódio e outros componentes prejudiciais a longo prazo. 

Por isso, sempre cheque se há ingredientes extras, como conservantes e aditivos químicos, descritos no rótulo. A dica para quem busca uma alimentação saudável é sempre optar pelos produtos com a menor quantidade de ingredientes na lista de composição.

Uma boa dica para quem não quer ou não pode consumir muito açúcar é apostar nos iogurtes zero. Eles contam apenas com o açúcar natural do laticínio (presente em quantidades bem pequenas), sem passar por qualquer adição extra. Um exemplo é o Iogurte Molico Triplo Zero! Gostoso e altamente nutritivo, ele não possui açúcares adicionados, lactose e nem gorduras totais. Assim, se torna uma boa alternativa para quem busca uma alimentação saudável e com maior controle da glicose. 

Observe se o iogurte conta com probióticos vivos 

Você já ouviu falar nos probióticos? Essas bactérias são usadas para fermentar o leite e dar origem ao iogurte, mas, além disso, são responsáveis por equilibrar a flora intestinal. O que você talvez não saiba é que nem todo iogurte conta com esses microorganismos em seus frascos. Para que os probióticos atuem na saúde intestinal, eles devem ser consumidos ainda vivos. Porém, muitos produtos utilizam as bactérias para a fermentação mas não as deixam vivas no conteúdo pronto. Consequentemente, elas não conseguem chegar ao intestino e proporcionar seus inúmeros benefícios. 

Por isso, se o foco é buscar uma maior saúde intestinal, sempre cheque se o termo “probióticos vivos” está presente no rótulo do iogurte . Isso indica que os microorganismos se encontram no produto e, assim, vão ajudar no equilíbrio da sua microbiota intestinal. Esse é o caso do Iogurte Nesfit, que não apenas possui probióticos e também é fonte de fibras e cereais integrais, outros compostos que também auxiliam no sistema digestivo. 

Iogurte tem lactose? Verifique no rótulo do produto  

Quem tem intolerância à lactose deve sempre ficar atento à presença desse açúcar nos rótulos dos alimentos. Por ser um derivado do leite, o iogurte naturalmente tem uma certa quantidade de lactose. Em produtos com muitos aditivos químicos, os valores tendem a aumentar. Mas você sabia que o iogurte natural tem quantidades tão baixas de lactose que, muitas vezes, até quem tem intolerância pode consumi-lo? O ideal é sempre consultar o nutricionista, mas normalmente essa versão do laticínio não traz problemas ao sistema digestivo. 

Além disso, se você tem intolerância à lactose, busque pelo termo “iogurte zero lactose” ou “iogurte sem lactose” no rótulo. Hoje em dia, já existem diversas versões do produto que passam por um processo extra de remoção da lactose antes mesmo do laticínio ser finalizado. Assim, pessoas com intolerância podem consumi-lo sem medo de sofrer com os sintomas. Esse é o caso do Iogurte Nesfit e do Iogurte Molico. Ambos são zero lactose e liberados para quem tem intolerância a esse composto. 

Lembre-se de checar a data de validade do iogurte 

Por fim, a última dica é algo que sempre deve ser feito, mas, muitas vezes, acabamos esquecendo: conferir a data de validade! É muito importante consultar o prazo para saber exatamente até quando aquele produto está bom para consumo. Além disso, o rótulo também informa a melhor forma de como conservar o iogurte. Seguir essas dicas é muito importante pois ajuda a prolongar a vida útil do produto, evitando que ele estrague com facilidade.