O iogurte é um alimento versátil que pode ser consumido a qualquer hora do dia: no café da manhã, como lanchinho da tarde, após o jantar, entre outros momentos deliciosos. Sendo uma boa fonte de proteínas, carboidratos e vitaminas, ele também é um grande aliado dos atletas – desde frequentadores de academias e praticantes de treinos funcionais até adeptos de artes marciais e corrida de rua. 

Mas, afinal, qual é a melhor ocasião para consumir o iogurte: no pré ou no pós-treino? A seguir, esclarecemos essa dúvida tão comum e trouxemos algumas dicas valiosas para você incluir o iogurte na sua rotina de exercícios e, consequentemente, melhorar a sua performance. Acompanhe!

Pode comer iogurte antes do treino?

Muita gente tem dúvidas sobre o que é bom consumir antes do treino. Como regra geral, alimentos que combinam proteínas e carboidratos são os mais recomendados para incluirmos na refeição pré-treino, Eles fornecem energia e podem ajudar a melhorar o desempenho e a recuperação dos músculos do corpo. 

Para manter a energia lá em cima durante seu treino, uma dica de lanche é misturar 1 unidade de Iogurte Natural Nestlé Tradicional com 1 colher (sopa) cheia de aveia ou granola, além de 1 fruta de sua preferência. O Iogurte Natural Nestlé é feito apenas com dois ingredientes (leite e fermento lácteo) e cada potinho tem 6,8 g de proteína, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

E no pós-treino? Pode consumir iogurte?

Sim, pode consumir iogurte depois do treino. Após intensa atividade física, ocorre a diminuição das reservas de glicogênio, ou seja, cai o estoque de energia nos músculos. Por conta disso, é fundamental consumir carboidratos para compensar essa perda. Além de fornecer carboidratos de fácil absorção, o iogurte tem proteínas de alto valor biológico que ajudam na síntese proteica e reparação muscular.

Portanto, comer bem no pós-treino é tão importante quanto o que foi ingerido antes. Como sugestão, você pode preparar um lanche delicioso com Iogurte Grego Nestlé Tradicional, pão integral ou tapioca, ovos, queijo branco e salada de frutas.

O iogurte ajuda no aumento de massa muscular

Os iogurtes contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais, essenciais para o funcionamento do corpo. O cálcio presente no iogurte, por exemplo, está envolvido na contração muscular e na construção de ossos fortes.

Obviamente que consumir iogurte por si só não fará os músculos crescerem, mas por ser um alimento rico em proteínas, desempenha um papel importante na recuperação da massa muscular. Suas proteínas são de alta qualidade e, por isso, o ideal é tomar o seu iogurte até duas horas após o exercício. Dessa forma, o corpo fica mais receptivo à assimilação de todos os nutrientes.

Em resumo, o iogurte é um grande alimento para os atletas, tanto no pré-treino quanto no pós-treino. Não se esqueça de incluí-lo regularmente na sua dieta para aproveitar todos os seus benefícios nutricionais e, claro, deixar o seu dia muito mais gostoso!