Consumir iogurte natural é bom para o intestino por causa de suas ótimas propriedades nutritivas. Rico em fibras e probióticos, o laticínio promove uma grande melhora na saúde da microbiota. Além de evitar inflamações e doenças gastrointestinais, cientistas também descobriram que comer iogurte pode ajudar a prevenir câncer no intestino. Entenda!

Benefícios do iogurte para intestino: consumo previne câncer no órgão

Cientistas do Mass General Brigham (Massachussets, EUA) publicaram uma pesquisa na revista científica Gut Microbes sobre a relação entre consumo de iogurte e câncer intestinal. Os pesquisadores utilizaram dados de dois estudos que acompanharam mais de 100 mil enfermeiras e 51 mil profissionais de saúde do sexo masculino. Os participantes responderam questionários sobre estilo de vida, resultados de doenças e a ingestão média diária de iogurte. 

Ao analisar os dados, os cientistas descobriram que o consumo de 2 ou mais porções de iogurte por semana estava associado a longo prazo a menores taxas de câncer colorretal positivo para Bifidobacterium (um tipo de bactéria encontrado no iogurte). Segundo a pesquisa, essa espécie estava presente no tecido tumoral de aproximadamente 30% dos pacientes diagnosticados com câncer colorretal. Apesar de não constatarem uma relação direta entre iogurte e câncer colorretal, os pesquisadores perceberam uma associação com os tumores Bifidobacterium-positivos. De acordo com o estudo, houve uma taxa de incidência 20% menor em participantes que consumiram 2 ou mais porções de iogurte por semana. Resumindo: a pesquisa afirma que o consumo de iogurte pode proteger as pessoas contra a doença por causa das mudanças positivas na flora intestinal. 

Iogurte natural é bom para o intestino: veja outros benefícios 

Quem diz que iogurte faz mal para o intestino está muito enganado! Na verdade, o produto é um dos melhores aliados que alguém pode ter para uma ótima saúde intestinal. O iogurte é feito a partir do leite fermentado com bactérias benéficas, microorganismos responsáveis pelo equilíbrio da microbiota. Elas evitam a proliferação de bactérias patogênicas no intestino, o que consequentemente previne o aparecimento de doenças na região. Além disso, as bactérias promovem uma melhora na digestão e a regulação do trânsito intestinal. Tudo isso favorece um ambiente mais equilibrado, saudável e em perfeito funcionamento. 

Os benefícios do iogurte para intestino vão para além do órgão

Além de estar envolvido na prevenção de doenças gastrointestinais e até mesmo do câncer no intestino, as bactérias probióticas do iogurte também trazem outros benefícios. Uma boa parte das células imunológicas está localizada na microbiota intestinal. Como o iogurte promove um maior equilíbrio do intestino, consequentemente também ajuda na melhora da imunidade. 

Outra curiosidade é que o intestino influencia na produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina, que são responsáveis pela regulação do humor. É por isso que um intestino saudável interfere diretamente na saúde mental. Como o iogurte deixa a microbiota mais saudável, também ajuda a melhorar o humor. 

Qual o melhor iogurte para flora intestinal?

O iogurte natural é uma excelente opção para melhorar a flora intestinal. Ele é preparado com bactérias que fermentam o leite e também é livre de aditivos em sua composição. O excesso de conservantes pode ser prejudicial para o intestino a longo prazo, favorecendo o risco de gases e inflamação. Por isso, o consumo de iogurte natural é muito indicado para regular a microbiota sem pesar demais. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é feito apenas com leite e fermentos lácteos. Líder do mercado na categoria, o produto se destaca por sua alta cremosidade e facilidade para consumo em receitas caseiras.
Outra sugestão é apostar em produtos fortificados com fibras. Essas substâncias regulam o trânsito intestinal e ainda servem de alimento para as bactérias boas do intestino, incentivando sua proliferação. O Iogurte Nesfit é uma ótima sugestão, já que conta com probióticos e possui cereais integrais (como farelo de aveia e farinha integral de aveia) em sua composição. A mistura potente garante mais flexibilidade ao intestino e promove um equilíbrio saudável da microbiota intestinal.