O iogurte está cada vez mais presente na vida de pessoas que buscam por um estilo de vida saudável. Trata-se de um alimento extremamente nutritivo e que traz  muitos benefícios para a saúde. Além de ter um ótimo valor nutricional, também é super saboroso. 

Quem quer manter uma alimentação mais equilibrada costuma buscar também alternativas de sobremesas saudáveis. Por isso, muita gente acaba apostando no iogurte como um complemento do almoço ou jantar. Mas será que isso é uma boa ideia? Entenda de uma vez por todas se o iogurte é sobremesa ou não!

Quais são os benefícios do iogurte?

Um dos principais benefícios do iogurte é sua característica proteica. Esse laticínio tem uma alta concentração de proteínas em sua composição: o nutriente é responsável por diversas funções essenciais para a vida, como mecanismo de defesa imunológica, formação de tecidos estruturais e fortalecimento muscular. 

O iogurte também é rico em cálcio, um dos nutrientes mais importantes para a saúde dos ossos. Outros benefícios do iogurte incluem a presença de vitamina A, que atua na melhora da visão, e de vitamina D, que ajuda no metabolismo do colágeno, dentre outras funções. 

Em resumo, o iogurte é considerado um alimento bastante completo por conter os mais diferentes nutrientes e minerais. Por isso, ele pode e deve ser implementado na dieta de quem busca maior bem-estar e uma vida mais saudável. 

Pode comer iogurte como sobremesa?

Apesar do iogurte ser um alimento bastante nutritivo, ele não é uma sobremesa! O motivo tem relação direta com a dinâmica entre cálcio e ferro no corpo humano. O almoço e o jantar são as refeições em que as pessoas mais consomem ferro na alimentação. Já o iogurte é um alimento extremamente rico em cálcio.

O “problema”, digamos assim, é que o cálcio diminui a absorção de ferro no intestino. Assim, ao ingerir uma grande quantidade de cálcio depois das refeições principais, o organismo recebe menos ferro e não consegue aproveitar esse nutriente em sua totalidade. Portanto, especialistas afirmam que o iogurte não deve ser consumido como sobremesa, pois diminui a absorção do ferro que foi consumido no almoço e no jantar. O ideal, nesses casos, é optar por frutas, especialmente aquelas ricas em vitamina C.

Quando consumir iogurte na dieta? 

O fato do iogurte não ser uma boa sobremesa não quer dizer que ele não deve ser consumido. Pelo contrário: o iogurte é extremamente benéfico para a saúde! Porém, para garantir bons ganhos nutritivos, ele deve ser incluído nos momentos certos da dieta. 

O iogurte é uma ótima opção de alimento para o café da manhã. Sua alta concentração de proteínas ajuda a dar energia para enfrentar o dia. Além disso, também é um alimento recomendado para o lanche da tarde. Uma dica é misturá-lo com algumas frutas ou com aveia. Vale ressaltar que pode comer iogurte todo dia sem problemas. 

Existem algumas versões do produto que já vêm com algumas misturas saborosas e promovem maior praticidade no dia a dia. O Iogurte Nestlé Bicamada de Morango e o Iogurte Nestlé Bicamada de Frutas Vermelhas contam com caldas deliciosas que tornam o laticínio ainda mais delicioso. 

Para quem pratica atividades físicas, o iogurte pode ser aproveitado no pré-treino. A junção de proteínas com carboidratos torna este laticínio uma boa fonte de energia, que ajuda a melhorar o desempenho durante o exercício e promover uma melhor recuperação muscular. Ao mesmo tempo, o iogurte também pode servir como pós-treino, pois ajuda a restabelecer os níveis de energia que diminuíram durante o exercício. 

Como escolher o iogurte ideal para a sua rotina?

Existem diversas opções de iogurte no mercado. Na hora de escolher o melhor produto para incluir na dieta, a dica é prestar bastante atenção na tabela nutricional. 

Outro detalhe que merece atenção é a praticidade do produto. A linha de iogurtes Nestlé é um exemplo de opção prática para o dia a dia. Ela é pensada para quem gosta de se alimentar bem e não abre mão de uma comida saborosa, mas também leva uma vida corrida.

O Nestlé Iogurte Morango e o Nestlé Iogurte Vitamina de Frutas possuem diferentes tamanhos. Os maiores são ideais para toda a família consumir no café da manhã, enquanto as garrafinhas menores são perfeitas para levar na bolsa e comer como lanche da tarde. Já o Nestlé Iogurte Polpa de Morango e o Polpa de 2 sabores são vendidos na versão bandeja, sendo assim uma opção acessível para quem quer consumir o produto todos os dias. 

Ideias de sobremesas saudáveis

O iogurte deve ser consumido no café da manhã e no lanche. Mas então o que comer de sobremesa? Essa parte tão gostosa da rotina alimentar não precisa ser extinta da dieta. Existem diversas ideias de sobremesas saudáveis que você pode adotar no dia a dia.

A salada de frutas é uma opção bem refrescante para os meses mais quentes. Quem adora um docinho pode se deliciar com um saboroso bolo de banana na sobremesa. É possível adicionar até mesmo uma torta, um cookie ou um brownie de chocolate fit na dieta. Essas receitas substituem os ingredientes mais calóricos e prejudiciais por versões mais nutritivas. Aquelas pessoas que adoram comer um chocolate pós-almoço ou jantar, podem preferir as versões amargas, pois são mais saudáveis.