O iogurte grego e o iogurte natural são duas das versões mais consumidas desse laticínio. Ambos são frequentemente indicados por nutricionistas graças aos vários benefícios relacionados. Se olhar apenas a aparência, pode ser difícil distinguir um do outro: os dois são bem branquinhos e cremosos, além das propriedades parecidas. Porém, existem algumas características bem pontuais entre eles que explicam por que são considerados produtos distintos. Entenda as diferenças entre o iogurte grego e o iogurte natural!

Como é feito o iogurte natural?

Todo iogurte é feito a partir da fermentação do leite, processo realizado por bactérias lácteas (fermentos lácteos). Esse é o princípio básico para a fabricação do laticínio, mas é comum que sejam realizados alguns outros processos industriais. Quando falamos de iogurte natural, estamos nos referindo ao produto no seu estado mais puro, sem qualquer outra adição ou mudança industrial. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é feito apenas com dois ingredientes (leite e fermento lácteo). 

Como é feito o iogurte grego?

O iogurte grego também é feito a partir da fermentação do leite, mas passa por mais um processo durante sua fabricação: a remoção de parte do soro do leite. Esse soro é o líquido que sobra depois de coalhar. Como resultado, há uma redução do volume total e a textura fica mais firme.

A textura do iogurte natural é mais levinha e líquida. Já o iogurte grego tem uma consistência mais cremosa e densa por causa da remoção do soro do leite. Os dois também têm sabores diferentes. O iogurte natural é mais azedo que o grego, já que a remoção do soro também traz essa alteração. 

Diferenças nutricionais entre iogurte natural e iogurte grego

Proteína: o iogurte grego tem mais proteínas que o natural. Isso acontece por causa da remoção do soro do leite, que acaba tornando essa versão mais proteica que as outras. Em média, o iogurte grego tem cerca de 5g de proteínas a cada 100g. Em contrapartida, o iogurte natural apresenta em torno de 4g. 

Gordura: a remoção do soro do leite faz com que o iogurte grego também tenha uma concentração maior de gordura. São aproximadamente 7g de gorduras totais em 100g de produto. Já o iogurte natural apresenta uma quantidade menor, com cerca de 4g de gorduras totais.

Carboidratos: o iogurte grego tem uma quantidade maior de açúcares em comparação com o iogurte natural. Enquanto a versão grega tem aproximadamente 15g de carboidratos, a versão natural apresenta cerca de 5g. 

Calorias: o iogurte grego tem mais calorias que o iogurte natural. Isso acontece porque o grego tem mais açúcares e gorduras, enquanto a versão natural é mais pura. O iogurte grego apresenta cerca de 133 calorias por porção contra 100 calorias do iogurte natural. 

Cálcio: tanto o iogurte natural quanto o iogurte grego são fontes de cálcio. Se compararmos um com o outro, o grego acaba saindo um pouco mais na vantagem. Ele apresenta em média 200mg de cálcio, enquanto o iogurte natural tem cerca de 140mg. 

Sódio: o iogurte grego tem uma concentração menor de sódio quando comparado com o iogurte natural, apesar da diferença ser pequena. Em média, o iogurte grego apresenta 40mg de sódio, enquanto o iogurte natural possui 51mg. 

Qual é o iogurte mais saudável: natural ou grego?

Tanto o iogurte natural quanto o grego são alimentos saudáveis. Eles são fonte de proteínas, cálcio, fósforo, carboidratos, vitaminas e outros minerais. Assim, não dá para escolher qual é o melhor entre os dois. A escolha depende do gosto e objetivo pessoal. 

O iogurte grego é mais indicado para dietas com foco no consumo de proteínas e para quem busca diminuir o consumo de sódio. Já o iogurte natural é a escolha ideal para quem segue uma dieta de déficit calórico e quem precisa diminuir o consumo de açúcar. 

Como consumir iogurte natural?

O iogurte natural pode ser consumido tanto sozinho quanto em receitas. Por ter um sabor mais azedo, nem todo mundo gosta de comê-lo sem um acompanhamento. Frutas, aveia e granola são alguns dos alimentos que mais combinam com o iogurte natural. Uma grande vantagem dele é que, como seu sabor é mais neutro, pode ser usado em uma série de receitas sem interferir tanto no sabor. Esse laticínio é um ótimo substituto para alimentos mais calóricos (como o leite condensado e o creme de leite) em diversas receitas. Algumas ideias de receitas com iogurte natural são pudim com calda de morango, omelete de forno com legumes e massa de pizza com aveia.

A Nestlé é a marca líder em iogurtes naturais e toda a linha pode ser usada no preparo das mais variadas receitas caseiras. O laticínio é fonte de cálcio e preparado apenas com leite e fermentos lácteos. O Iogurte Natural Nestlé pode ser encontrado nas versões integral e desnatado, seja em copinho ou em bandeja. Existem ainda as opções Nestlé Iogurte Mel e Nestlé Natural Cenoura e Laranja, dois sabores especiais prontos para consumo. 

Como consumir iogurte grego?

O iogurte grego tem um sabor menos azedo, o que o torna mais agradável ao paladar para a maioria das pessoas. Assim como a versão natural, também é muito consumido com frutas, aveia e granola. Por ser ainda mais cremoso, é a escolha ideal para quem deseja encorpar uma receita. O iogurte grego consegue deixar qualquer bolo, pão ou massa bem mais consistente e fofinho. Algumas ideias de receitas com iogurte grego são bolo de iogurte com limão, cheesecake com calda de chocolate e muffin de legumes com iogurte. 
O Nestlé Iogurte Grego é líder de mercado na categoria. Ele possui uma consistência super cremosa, perfeito para ser consumido tanto sozinho quanto no preparo de receitas variadas. Além do Nestlé Grego Tradicional, existem ainda outros sabores diferenciados, como o Nestlé Grego Iogurte Morango, o Nestlé Grego Iogurte Light Maracujá, o Iogurte Grego Nestlé Calda de Morango e o Iogurte Grego Nestlé Calda de Coco. Eles são prontos para consumo e ótimos para você se deliciar em qualquer momento do dia.