O iogurte grego é um laticínio com vários benefícios para a saúde. Não tem nada melhor durante uma rotina corrida do que ter um aliado saudável, nutritivo e, de quebra, delicioso nas suas refeições, não é mesmo? Para além do que você achava que conhecia, o iogurte não é apenas uma sobremesa: ele pode ser incorporado em diversas receitas por ser feito com o melhor do leite e até substituir uma refeição, principalmente se estamos falando do grego iogurte, o queridinho dos brasileiros.

Versátil e uma grande fonte de proteínas, cálcio e vitaminas, a dica que daremos aqui é para que você o inclua na sua alimentação em definitivo, ainda mais se estiver à procura de manter uma dieta balanceada, já que o grego iogurte possui aquela cremosidade e consistência características que trazem saciedade.

O que é o iogurte grego?

O iogurte grego é feito a partir da fermentação do leite por bactérias probióticas, que auxiliam na digestão, algo que é comum de todos os tipos de iogurte. Com o sabor levemente ácido, o iogurte grego natural pode ser produzido com leite de vaca, cabra ou ovelha. Ele tem menos açúcar e carboidratos do que o iogurte natural tradicional, mais proteínas, além de ter aquela consistência que amamos: cremosinha e que domina totalmente o seu paladar, seja em refeições salgadas ou doces.

Como fazer iogurte grego?

Se a sua dúvida é como fazer iogurte grego, a resposta é que pode variar de acordo com o fabricante. Normalmente, o iogurte grego é feito com leite de vaca, cabra ou ovelha e tem o processo inicial de produção bem semelhante aos do queijo e manteiga, por exemplo. Depois ele passa por uma inclusão de microrganismos benéficos para o funcionamento do corpo humano, que transformam suas propriedades para os diferentes produtos derivados do leite.

A produção do iogurte grego natural passa por essas etapas: o leite passa por um processo de coalho e o soro remanescente é removido. Essa mistura é aquecida para matar o que tiver de “ruim” e, em seguida, refrigerada para auxiliar na proliferação do que é saudável, ou seja, as bactérias boas. É aí que a fermentação acontece e as características daquele leite se transformam, tornando-se super nutritivo, mais cremoso e levemente azedinho.

Iogurte grego é saudável? Quais são os benefícios?

Trazido ao Brasil pela Nestlé, o grego iogurte é extremamente saudável e benéfico para a sua saúde. E por quê? Simplesmente por reunir o melhor do leite e do que ele pode oferecer: proteínas, cálcio e saciedade, provando que sua alimentação não precisa ser complicada. Os maiores aliados na maioria das vezes estão em escolhas mais conscientes e melhores.

O iogurte grego possui em sua composição vitamina B12, minerais, como cálcio, fósforo e potássio, além das proteínas e dos compostos probióticos, que auxiliam na manutenção do corpo. Os principais benefícios são:

  • melhora do do sistema imunológico
  • prevenção de doenças degenerativas ósseas
  • equilíbrio da flora intestinal
  • evitar prisões de ventre

O iogurte grego natural também é um aliado no momento fitness, pois a quantidade de proteínas ajuda ativamente no aumento da massa muscular. Por ter menos carboidratos e uma concentração menor de lactose, ele pode ser consumido tranquilamente por diabéticos e, dependendo do nível, por aquelas pessoas que têm intolerância à lactose.

Qual é a diferença entre iogurte grego e iogurte natural?

Como já dissemos por aqui, o processo inicial dos dois é exatamente o mesmo: através da fermentação do leite. O que os faz diferentes é a remoção do soro do leite e do excesso de líquido do iogurte grego, que o deixa mais cremoso, denso e proteico que o iogurte natural. Agora que você conhece todas as propriedades desse laticínio, é hora de colocá-lo na rotina!

Iogurte Nestlé Grego Tradicional 90g

Saiba mais

O iogurte grego Nestlé pode ser encontrado nas versões tradicionais, que são ótimas para o preparo de receitas diversas, e também com adição de frutas na composição, como maracujá e frutas vermelhas.