Talvez você já tenha ouvido falar que o iogurte natural é um grande aliado na saúde digestiva. Recomendado por nutricionistas, esse derivado do leite oferece inúmeras propriedades nutritivas e benefícios para a saúde e bem-estar. Uma dessas vantagens está justamente na melhora do sistema digestivo. Mas afinal, como o iogurte natural age no intestino e quais são os seus efeitos na saúde? Entenda a seguir! 

Qual a diferença do iogurte natural para os outros tipos? 

Antes de tudo, é importante entender o que difere o iogurte natural dos outros. Ele recebe esse nome justamente por ser a versão mais pura do produto. Isso significa que sua composição leva poucos ingredientes e, normalmente, não contém aditivos químicos. Esse é o caso do Iogurte Natural Nestlé, que é preparado apenas com 2 compostos: leite e fermentos lácteos. 

Por ser mais neutro, o iogurte natural costuma apresentar um sabor um pouco mais azedinho. Ele é uma ótima fonte de cálcio, proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais para o corpo. Por ser livre de aditivos, o iogurte natural é uma das melhores opções para quem busca uma dieta equilibrada, com menos calorias e açúcar, promovendo mais bem-estar.

O iogurte natural ajuda na digestão saudável  

Um dos principais benefícios do iogurte natural é proporcionar uma melhora na digestão. Todo iogurte é feito a partir da fermentação do leite, processo realizado por bactérias benéficas para o corpo. Quando comemos iogurte, naturalmente estamos ingerindo esses microorganismos, chamados de probióticos. 

Ao chegar ao intestino, essas bactérias promovem uma espécie de “limpeza” no ambiente, ajudando a eliminar agentes patogênicos e equilibrando a microbiota. Essa função influencia no funcionamento do sistema digestivo como um todo. Como resultado, a digestão se torna mais fácil, simples e equilibrada. Por isso, o iogurte natural pode ser um grande aliado no controle da digestão saudável.  

Iogurte natural também evita doenças no intestino 

Os probióticos presentes no iogurte natural não ajudam apenas na digestão! Quando o intestino está desequilibrado, as chances de se desenvolver doenças intestinais aumentam consideravelmente. Afinal, o ambiente fica propício para a proliferação de agentes patogênicos (aqueles que causam doenças). 

Porém, a chegada das bactérias “do bem” no intestino evita esse problema. Os probióticos tomam conta do local, promovem o equilíbrio da flora intestinal e diminuem o risco de proliferação de bactérias infecciosas. Assim, o sistema imunológico é favorecido e as chances de desenvolver doenças intestinais diminuem consideravelmente, o que também contribui para uma digestão mais saudável.

Iogurte natural solta ou prende o intestino? 

O iogurte natural – desnatado ou não – atua no equilíbrio do intestino, regulando qualquer problema que ele apresente. Isso quer dizer que, em casos de constipação, o iogurte natural solta o intestino. Já em casos de diarreia, o iogurte natural prende o intestino. Ou seja: o produto atua para restaurar a flora intestinal e melhorar o que está desequilibrado, seja qual for a condição. 

Quando tomar iogurte natural para ajudar na saúde digestiva? 

Já deu para perceber que tomar iogurte natural é uma ótima escolha para melhorar a saúde digestiva. Mas quando tomá-lo e como fazer isso? Essa é mais uma grande vantagem do produto: o iogurte natural é versátil e pode ser consumido em diferentes momentos do dia! café da manhã e o lanche da tarde são os melhores horários. Nos dois casos, ele pode ser consumido sozinho, mas o ideal é misturá-lo com outros alimentos para dar mais sabor. Frutas, aveia e granola são ótimas sugestões para combinar com o iogurte natural. Você também pode utilizar o derivado do leite na hora de preparar vitaminas, shakes e smoothies, garantindo mais nutrientes e cremosidade no resultado final. 

O iogurte natural não substitui refeições principais nem funciona exatamente como sobremesa. Porém, ele pode estar presente nessas refeições de forma indireta. Por ter uma cremosidade deliciosa e um sabor mais neutro, o iogurte natural é ótimo para usar no preparo de molhos de carnes, saladas e massas. Além disso, essas mesmas características fazem com que o produto também seja perfeito na hora de fazer pães, bolos e até mesmo outras sobremesas variadas. Usar iogurte natural é ótimo para quem deseja preparar uma versão fit das receitas. 

Como escolher o melhor iogurte natural para melhorar a digestão? 

O grande diferencial do iogurte natural é justamente sua pureza, mas é importante ficar atento ao rótulo para identificar possíveis adições de açúcar e outros aditivos. O ideal é preferir os produtos com uma lista reduzida, como é o caso do Iogurte Natural Nestlé feito apenas com leite e fermentos lácteos.  

Outra dica na hora de comprar o iogurte natural no supermercado é escolher a versão que mais se adequa ao seu objetivo. O Iogurte Natural Integral Nestlé, marca líder de mercado em iogurtes naturais, é uma ótima fonte de cálcio e outros nutrientes essenciais para garantir uma maior qualidade de vida. 

O Iogurte Natural Desnatado Nestlé, por sua vez, mantém as mesmas características, mas apresenta ainda uma redução na quantidade de gorduras. Por isso, é a melhor escolha para quem quer reduzir a ingestão deste componente e/ou emagrecer. Os dois tipos de Iogurte Natural Nestlé também são ótimas opções para garantir um melhor equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, uma digestão mais saudável.