O iogurte para diabetes oferece diversos benefícios, desde o controle do índice glicêmico até a melhora da sensibilidade à insulina. Por isso, esse alimento é frequentemente recomendado para quem tem a doença ou possui predisposição a desenvolvê-la. No entanto, é importante ter atenção: nem todo tipo de iogurte é indicado. Na verdade, algumas opções podem até prejudicar o controle da glicemia. Para acabar com qualquer dúvida, explicamos quais são os melhores tipos de iogurte para diabetes e detalhamos os principais benefícios que o alimento proporciona à sua saúde!

O iogurte faz bem para quem tem diabetes ou pré-disposição: veja benefícios! 

O principal benefício do iogurte para diabetes está relacionado aos probióticos, que são as bactérias do bem responsáveis pela fabricação do alimento. Esses probióticos promovem um maior equilíbrio da microbiota intestinal e diminuem a atuação dos microrganismos patogênicos. Assim, eles reduzem a inflamação e garantem uma melhora na sensibilidade à insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o iogurte é um alimento de baixo índice glicêmico, o que significa que liberam a glicose mais lentamente e evitam picos de açúcar no sangue. Outro ponto importante é que as proteínas presentes no iogurte retardam a absorção da glicose e ainda trazem saciedade prolongada, algo importante no controle de peso. A junção de todos esses benefícios do iogurte é o que torna este alimento um importante aliado dos diabéticos e pré-diabéticos. 

Qual o melhor iogurte para diabetes? 

O iogurte natural é o mais indicado para quem tem diabetes. Ele é feito com poucos ingredientes, não contém aditivos e é baixo em carboidratos. Além disso, é uma boa fonte de proteínas e tem menos lactose. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é feito apenas com leite e fermentos lácteos, o que o torna uma opção altamente pura e pouco processada, ideal para diabéticos. 

Outra opção é apostar no iogurte zero açúcar e/ou enriquecido com probióticos. Uma boa sugestão é o Iogurte Nesfit, que além dos probióticos conta ainda com fibras e cereais integrais que ajudam na regulação do intestino. Além disso, também é zero açúcares adicionados, zero lactose e zero gorduras totais, o que o torna ainda mais saudável para quem tem diabetes. 

Qual iogurte não é indicado para diabetes? 

Iogurtes com muito açúcar adicionado não são indicados para quem tem diabetes justamente porque pode aumentar o índice de glicose no sangue. Muitos iogurtes contêm xarope de glicose, sacarose, mel ou açúcar invertido para dar um sabor mais docinho ao paladar. Apesar do gosto aprimorado, isso acaba elevando a quantidade de açúcar final, o que é um grande problema para diabéticos. Por isso, se você tem a doença ou predisposição a desenvolvê-la, evite ao máximo o consumo desses produtos, optando sempre pelo iogurte natural ou enriquecido com probióticos para ver os resultados positivos. 

Como incluir iogurte na dieta dos diabéticos? 

O iogurte para diabetes pode ser incluído em diferentes momentos da rotina! Ele é uma ótima opção para tomar no café da manhã ou lanche da tarde, pois garante uma boa nutrição e saciedade ao longo do dia. Além disso, o iogurte também funciona como um excelente pós-treino, pois as proteínas são essenciais para a recuperação muscular. 

Tanto o Iogurte Natural Nestlé quanto o Iogurte Nesfit podem ser consumidos sozinhos, mas você também pode fazer combinações para inovar nas refeições (principalmente no caso do iogurte natural, que tende a ter um gosto um pouco mais neutro). No geral, misturar iogurte com fibras, proteínas e gorduras boas ajuda a evitar os picos de glicose no sangue. Aveia em flocos, nozes, frutas vermelhas, canela e chia são boas sugestões de alimentos para comer junto do iogurte em uma dieta para diabéticos.