O iogurte zero lactose é a salvação para pessoas que apresentam intolerância a esse componente. A lactose é um açúcar que está presente no leite e, por isso, qualquer produto que venha dele consequentemente possui essa substância em sua composição. A exceção são os produtos zero lactose, que conseguem esse feito graças a um processo especial. 

Hoje em dia, o iogurte natural zero lactose tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras do supermercado. Mas afinal, como esse produto é feito? Qualquer um pode comê-lo sem problemas ou ele é restrito a quem tem intolerância à lactose? Confira a seguir tudo sobre o iogurte zero lactose, desde a sua fabricação até seus benefícios!

Como é feito o iogurte zero lactose?

A produção do iogurte zero lactose é igual a de qualquer outro iogurte, mas passa por uma etapa a mais: a remoção da lactose. Para conseguir isso, é adicionada a enzima lactase. Normalmente, o próprio corpo humano é capaz de produzir essa enzima sozinho. A função da lactase é justamente realizar a quebra da lactose. Porém, quando há uma deficiência ou ausência da produção de lactase no organismo, a lactose não consegue ser quebrada. Consequentemente, ela não é digerida facilmente, o que causa a intolerância à lactose. 

A adição da lactase no iogurte faz com que a lactose seja quebrada antes de ser consumida pela pessoa. Assim, o produto fica livre dessa substância e vira um alimento fácil de ser digerido por quem apresenta intolerância. Normalmente, todo esse processo de remoção da lactose do iogurte dura em torno de 3 a 4 horas. 

Qual o gosto do iogurte zero lactose?

Quando a lactose é quebrada pela ação da lactase, ela se divide em outros dois componentes: glicose e galactose. A glicose é naturalmente doce, o que acaba influenciando o gosto do produto. Por isso, o sabor do iogurte zero lactose costuma ser um pouco mais adocicado que o das versões sem lactose. 

Quais os benefícios do iogurte zero lactose?

Pessoas com intolerância à lactose costumam sofrer com desconforto intestinal, diarreia, inchaços e gases quando comem produtos com essa substância. O seu organismo não consegue digerir bem esse açúcar e, por isso, acaba lidando com essas consequências. Como o iogurte zero lactose não tem esse componente, ele pode ser ingerido sem problemas até mesmo por pessoas que têm intolerância a ele. 

Assim, elas também conseguem desfrutar de um iogurte saboroso sem o risco de sofrer com esses sintomas incômodos. O iogurte zero lactose contém as mesmas propriedades nutricionais de um iogurte comum, como bons níveis de proteína, cálcio e vitaminas. Portanto, continua sendo um alimento extremamente saudável. 

Todo mundo pode comer iogurte zero lactose?

Sim! O iogurte zero lactose pode ser consumido por qualquer pessoa, mesmo se ela não tiver intolerância a essa substância. Porém, caso você não apresente essa condição, o ideal é mesclar produtos com e sem lactose. Alguns estudos indicam que a falta do consumo de lactose pode acabar fazendo o corpo reduzir a produção da enzima lactase. Isso pode acabar resultando em uma intolerância à lactose depois de adulto. 

Por isso, não há mal nenhum em comer iogurte zero lactose, mas é recomendado não cortar 100% o consumo desse açúcar caso não tenha necessidade. O ideal é sempre conversar com um nutricionista para saber o que funciona melhor em cada organismo. 

Iogurte natural zero lactose: saiba como incluir na dieta!

O iogurte zero lactose pode ser consumido da mesma forma que o iogurte comum. Hoje em dia, existem diversas versões deste produto que funcionam melhor para diferentes objetivos.O iogurte desnatado zero lactose, por exemplo, tem um teor mais baixo de gordura. O ideal é optar por aquele que traga bons índices nutricionais e que também seja saboroso. 

O Iogurte Natural Integral Zero Lactose Nestlé é ideal para quem deseja começar a incluir este produto na dieta. Ele tem um aspecto bem cremoso e um sabor delicioso que agrada qualquer paladar. Além de não conter esse carboidrato, ele é rico em proteínas, cálcio e vitaminas A e D. O Iogurte Natural Integral Zero Lactose Nestlé vem na versão bandeja, perfeito para ser consumido de forma prática durante a rotina. A dica é incluir o produto na hora do café da manhã ou durante o lanche da tarde, pois dá uma boa sensação de saciedade e energia ao longo do dia, além de garantir uma refeição mais saudável e aumentar a sensação de bem-estar.