Não há dúvidas de que o iogurte é um alimento bastante completo do ponto de vista nutricional. Fonte de proteínas, cálcio, vitaminas e minerais, o produto ainda apresenta percentuais pequenos de calorias e gorduras. Por isso, é tão recomendado por nutricionistas e cada vez mais pessoas estão incluindo este laticínio na dieta. O consumo de iogurte entre crianças e adultos é extremamente benéfico, mas será que as vantagens também se estendem para os idosos? Pesquisadores do mundo inteiro investigam a relação entre iogurte e envelhecimento saudável, chegando a conclusões bastante interessantes sobre o assunto. Saiba mais a seguir!

Idosos podem comer iogurte?

Sim! Na verdade, os idosos não só podem comer iogurte como devem! O produto fornece diversos nutrientes que são essenciais em todas as fases da vida, e isso inclui a velhice. Conforme os anos passam, o corpo tende a ficar naturalmente mais lento e fragilizado, o que pode levar a déficits nutricionais e outros problemas de saúde. Como o iogurte é uma ótima fonte de nutrientes, é altamente indicado para os mais velhos. Além disso, é um alimento de fácil ingestão, garantindo que até mesmo aqueles idosos com dificuldade de mastigar consigam consumí-lo. 

Pesquisas apontam que iogurte ajuda no envelhecimento saudável dos ossos 

É natural que as células ósseas fiquem mais frágeis conforme o corpo envelhece. Isso resulta em uma menor densidade óssea e no aparecimento de doenças como osteoporose e artrite. Para evitar esses problemas, é importante aumentar ao longo da vida o consumo de cálcio e outros nutrientes responsáveis pelo fortalecimento do sistema ósseo. Um estudo publicado pela revista Osteoporose Internacional analisou o estilo de vida de 4.310 adultos irlandeses com 60 anos ou mais, levando em conta sua alimentação e fatores como tabagismo, idade e níveis de atividade física. Os pesquisadores também mapearam a densidade óssea e a deterioração das articulações dos entrevistados. 

Ao fim da pesquisa, eles concluíram que os participantes que consumiam iogurte diariamente tiveram um aumento de 3% a 4% na densidade mineral óssea. Assim, o consumo de iogurte foi associado a um risco 39% menor de osteoporose em mulheres e 52% menor em homens. O estudo ainda pontuou que os participantes que comiam iogurte também apresentavam melhor desempenho em testes de aptidão física, o que reduz o sedentarismo e estimula o corpo. 

Consumo de iogurte ajuda a diminuir a pressão arterial 

Outro problema comum que surge com o envelhecimento é a pressão alta, que acaba se tornando um fator de risco para doenças cardiovasculares. A boa notícia é que o iogurte é um importante aliado na prevenção desse problema. Pesquisadores da Universidade de Maine, nos EUA, realizaram um estudo para investigar a relação entre consumo de iogurte e pressão arterial em adultos mais velhos, sendo que 62% dos participantes apresentavam hipertensão.

Após analisarem estatisticamente os dados dos entrevistados, cientistas descobriram que os participantes hipertensos que consumiram iogurte apresentaram diminuição na pressão arterial. Assim, ficou claro que o laticínio pode ser um aliado para pessoas com pressão alta ou com predisposição a esse problema. 

Iogurte evita diabetes tipo 2 em idosos 

A diabetes tipo 2 é mais um dos principais problemas que trazem preocupações durante o envelhecimento. O que muita gente não sabe é que o iogurte também pode evitar essa condição. Cientistas da Harvard School of Public Health utilizaram dados de saúde de mais de 100.000 participantes para avaliar a relação entre diabetes tipo 2 e o consumo de iogurte. 

Após análises precisas, os pesquisadores descobriram que a ingestão de uma porção diária de iogurte estava associada a um risco 18% menor de diabetes tipo 2. Frank Hu, autor sênior da pesquisa e professor de nutrição e epidemiologia, explicou que ainda não se sabe exatamente por que isso acontece, mas a principal hipótese é de que os probióticos presentes no iogurte podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.

Quem consome iogurte tem menos risco de obesidade na fase idosa 

A obesidade é um grande problema no mundo todo e atinge todas as fases da vida, inclusive a velhice. Porém, estudiosos já chegaram à conclusão de que o iogurte pode ser um grande aliado na prevenção desse problema durante o envelhecimento. 4.545 idosos com alto risco de problemas cardiovasculares participaram de uma pesquisa organizada pela Universidade de Navarra, na Espanha. Os cientistas analisaram a relação entre o consumo de iogurte e o ganho de peso nos entrevistados. 

Ao fim da pesquisa, os pesquisadores observaram que o consumo de iogurte integral está associado a uma redução na circunferência abdominal. Além disso, eles perceberam que a chance de redução da obesidade em idosos com alto risco de problemas cardiovasculares é maior quando há o consumo de iogurte. 

Qual o iogurte mais saudável para idosos? 

Todo iogurte apresenta nutrientes como proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas. Portanto, qualquer uma de suas diferentes versões é benéfica para a saúde. Mas se você quer saber qual é o iogurte mais saudável para idosos, a dica é apostar naqueles que são fortificados com nutrientes, pois esses produtos trazem ainda mais vantagens no quesito saudabilidade. Além disso, é bom evitar iogurtes com muitos açúcares adicionados e gorduras em sua composição, pois esses componentes podem fazer mal para a saúde a longo prazo. 

O Iogurte Molico é uma ótima opção para pessoas de todas as idades, incluindo os idosos, que querem melhorar sua qualidade de vida. Ele tem a vantagem de contar com a fortificação com nutrientes específicos para determinadas funções na dieta alimentar. O Molico Iogurte é fonte de vitaminas A, D, B1, B2 e B2, nutrientes que ajudam na melhora do sistema imunológico e promovem a aceleração do metabolismo. Além disso, o Iogurte Molico Triplo Zero não tem lactose, gorduras totais e nem açúcares adicionados, o que aumenta seu potencial nutritivo e o torna ainda mais saudável. 

Como incluir iogurte na dieta? 

O iogurte tem mais uma grande vantagem: ele é extremamente versátil na rotina! O produto pode ser consumido de diversas maneiras em variados momentos do dia. Normalmente, o iogurte é incluído no café da manhã ou no lanche da tarde, proporcionando uma refeição bastante nutritiva e deliciosa. 

Por ter um sabor bem gostoso, pode ser consumido sozinho sem problemas. Caso queira deixar a refeição ainda mais completa e nutritiva, vale misturar o iogurte com outros ingredientes, como aveia, granola e frutas (banana, maçã, pêra e mamão são ótimas sugestões). Além disso, é possível usar o laticínio até mesmo no preparo de receitas variadas, como bolos e pães. O Iogurte Molico pode ser encontrado nas versões em bandeja ou em garrafa, garantindo praticidade independentemente da forma de consumo escolhida.