Com certeza você já se deparou com o termo “iogurte com probióticos” enquanto fazia suas compras no mercado. Esse termo aparece em muitos rótulos do laticínio, mas não existe em outros. Afinal, o que é um iogurte probiótico? O que o torna tão diferente dos outros tipos? E quais são os seus benefícios para a saúde? Se você tem essas dúvidas sobre os iogurtes probióticos, não se preocupe porque explicamos tudo a seguir. Confira!

O que é iogurte probiótico?

Iogurte probiótico é aquele que apresenta probióticos vivos em sua composição. Esses probióticos nada mais são do que bactérias benéficas para o corpo, principalmente para o intestino. Quando consumimos um iogurte probiótico, também estamos consumindo esses microorganismos vivos. Eles sobrevivem ao ácido do estômago e conseguem chegar ao intestino, onde trabalham para manter a flora intestinal funcionando perfeitamente. 

Todo iogurte é probiótico? 

Não! Todo iogurte é feito a partir da fermentação do leite, processo que é realizado por bactérias benéficas ao corpo. Porém, nem sempre essas bactérias chegam vivas ao intestino. Quando isso acontece, o iogurte não é probiótico. Já se essas bactérias sobrevivem todo o trato digestivo e chegam vivas ao intestino, então é considerado um iogurte probiótico. 

Iogurtes probióticos trazem inúmeros benefícios para a saúde intestinal 

Os probióticos são responsáveis por equilibrar a flora intestinal. Quando eles chegam ao intestino, fazem uma verdadeira “faxina” e regulam o funcionamento do órgão. Com a microbiota saudável, a digestão funciona melhor e o trânsito intestinal é facilitado, evitando problemas como a constipação. Além disso, o corpo passa a absorver melhor os nutrientes e há um risco menor de inflamações. 

Outra vantagem é que os probióticos estimulam a proliferação e crescimento de mais bactérias benéficas, ao mesmo tempo que evitam o surgimento daquelas que são patogênicas e podem causar doenças no corpo. Ou seja: com um simples potinho de iogurte probiótico, você consegue deixar seu sistema digestivo muito mais saudável

Benefícios do iogurte probiótico vão além do sistema digestivo

Muita gente não sabe, mas o iogurte com probióticos pode ajudar na imunidade e até mesmo na saúde mental. O intestino armazena cerca de 70% das células de defesa do nosso corpo. Além disso, a mucosa intestinal serve como uma barreira que impede a entrada de microorganismos patogênicos. Isso tudo significa que, quando o intestino está funcionando mal por algum motivo, a imunidade tende a ficar mais fraca e o corpo fica mais suscetível a doenças. Por outro lado, um intestino bem equilibrado e em pleno funcionamento consegue deixar o sistema imunológico fortalecido. Como o iogurte probiótico atua na regulação da microbiota, consequentemente também proporciona uma melhora na imunidade. 

Além disso, existe um famoso eixo intestino-cérebro, que é uma espécie de canal de comunicação entre os dois órgãos. Os dois estão sempre trocando informações entre si, criando uma forte relação. Vale ressaltar ainda que o intestino está envolvido na produção de serotonina e dopamina,  dois neurotransmissores que atuam no humor, prazer e bem-estar. Se o intestino estiver desequilibrado, essa produção também é afetada e a pessoa pode se sentir mais mal-humorada, triste e depressiva. Já quando o órgão funciona bem, a produção se mantém perfeitamente. Ou seja: o consumo de iogurte probiótico também traz ganhos positivos para a saúde mental!

Como incluir iogurte com probióticos na dieta?

Com tantos benefícios, fica fácil convencer que o iogurte com probióticos é uma ótima adição para a dieta. Mas como incluí-lo no cardápio? Isso é muito simples graças à versatilidade do produto! O iogurte probiótico é uma boa sugestão para o café da manhã, garantindo um ótimo funcionamento do intestino desde as primeiras horas do dia. Além disso, ele é perfeito para comer no lanche da tarde, já que equilibra a microbiota e facilita a digestão ao longo do dia. 

Você também pode consumir iogurte com probióticos perto das refeições principais (almoço e janta). Nesse momento, ele prepara o corpo para a chegada de alimentos mais pesados e, assim, garante uma digestão facilitada. É por isso que seu consumo também é indicado após o uso de antibióticos e remédios pesados, já que traz um reforço para a flora intestinal. Vale ressaltar que, para que o intestino continue funcionando sempre perfeitamente, tomar iogurtes probióticos precisa ser um hábito frequente. O consumo esporádico não vai oferecer os mesmos benefícios a longo prazo. 

Como saber se o iogurte tem probióticos?

Para saber se o iogurte é probiótico, basta olhar na embalagem. Esses produtos devem ter um indicativo no rótulo que sinaliza a presença de bactérias vivas em sua composição. Por isso, sempre cheque se o produto diz que é “iogurte probiótico”, “iogurte com probióticos” ou “iogurte com probióticos vivos”. Se esses termos estiverem presentes na embalagem, pode confiar! 

Iogurte Nesfit é rico em probióticos, fibras e cereais integrais para o intestino

O Iogurte Nesfit é uma das melhores opções de iogurtes probióticos para incluir na dieta! Ele é altamente rico nessas bactérias benéficas que regulam a microbiota intestinal. Além disso, o Iogurte Nesfit ainda conta com fibras e cereais integrais que funcionam como prebióticos – ou seja, servem de alimento para os probióticos e estimulam sua proliferação saudável. Assim, o produto traz uma combinação potente que deixa o intestino muito mais equilibrado! 

Além de tudo isso, o Iogurte Nesfit conta com o fator Triplo Zero: sem lactose, açúcares adicionados e gorduras totais. Ou seja: ele é perfeito para diferentes tipos de necessidades nutricionais, garantindo que qualquer pessoa possa desfrutar dos benefícios do iogurte probiótico com muita saúde  e sabor!