Encontrar potinhos de iogurte natural, coalhada e bebida láctea juntos no mesmo setor do supermercado pode causar uma grande confusão. Afinal, os três produtos são bem parecidos entre si e consumidos de maneiras semelhantes. Porém, as aparências enganam e cada um deles tem suas próprias características, incluindo diferenças bem marcantes na qualidade nutricional. Mas afinal, qual deles tem mais nutrientes: iogurte, coalhada ou bebida láctea? Entenda de uma vez por todas! 

Qual a diferença entre iogurte, coalhada e bebida láctea? Saiba o que é cada um!

Para entender qual dos três alimentos é mais nutritivo, é importante aprender primeiro o que é cada um deles e como eles são fabricados. Confira:

Iogurte natural: O iogurte é feito a partir da fermentação do leite realizada por bactérias benéficas para a saúde. Existem diversas variações do produto, mas todas seguem essa base de produção, como é o caso do iogurte natural. Ele recebe esse nome por não contar com aditivos em sua composição: quanto menos ingredientes, mais natural ele é. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é preparado apenas com leite e fermentos lácteos. Outra característica marcante do iogurte é sua consistência firme e cremosa. 

Coalhada: A coalhada também é feita a partir da fermentação do leite, mas usa bactérias diferentes nesse processo. No iogurte, normalmente utilizam-se bactérias termofílicas (que crescem em temperaturas acima de 35ºC). Já na coalhada, são utilizadas bactérias mesofílicas (que crescem entre 25ºC e 35ºC). A coalhada tem sabor mais azedo e textura levemente gelatinosa. 

Bebida láctea: A bebida láctea é feita a partir da mistura do leite com o soro do leite. Por ter esse componente extra, sua consistência é mais líquida e a base láctea representa ao menos 51% do produto. Normalmente, a bebida láctea é encontrada nos supermercados com diferentes possibilidades de sabores. 

Quais os benefícios da coalhada, iogurte e bebida láctea?

Todos os três produtos possuem uma boa quantidade de nutrientes em sua composição e podem ser consumidos na dieta. Cada um deles, porém, apresenta proporções diferentes. Veja a seguir os benefícios da coalhada, iogurte e bebida láctea:

Benefícios da coalhada: como todo derivado do leite, a coalhada é fonte de cálcio. Ela também oferece fósforo, manganês e vitaminas do complexo B. A coalhada é um alimento de baixo índice calórico: são apenas 44 calorias em cerca de 100g de coalhada. O alimento também é proteico, com aproximadamente 9g de proteínas em 100g de produto fresco. 

Benefícios do iogurte: o iogurte natural também é uma ótima fonte de cálcio, fósforo, manganês e vitaminas do complexo B. Assim como a coalhada, é um alimento pouco calórico, com cerca de 65 calorias a cada 100g. Além disso, o iogurte natural integral também tem bons níveis proteicos, com aproximadamente 4g de iogurte a cada 100g de produto. Existe ainda o iogurte natural desnatado, que passa por um processo de redução da gordura do leite. Nesse caso, a proporção é de 35 calorias e 3,6g de proteínas a cada 100g.  

Benefícios da bebida láctea: a bebida láctea também apresenta cálcio, fósforo, manganês e vitaminas do complexo B em sua composição. Por ser mais diluída, é menos calórica e pode apresentar cerca de 50 calorias a cada 100g. Quanto ao seu nível proteico, traz aproximadamente 1g de proteínas a cada 100g de produto. É importante destacar, porém, que as bebidas lácteas no mercado normalmente apresentam sabores variados e, por isso, os valores podem se alterar bastante dependendo da composição. 

O que é melhor: iogurte, coalhada ou bebida láctea? 

Agora que você sabe os benefícios de cada um, fica bem claro que o iogurte, a coalhada e a bebida láctea são três alimentos com bons índices nutricionais para o corpo. A escolha consiste principalmente em uma decisão de gosto e objetivos pessoais. Em comparação com o iogurte e a coalhada, a bebida láctea é a que tem o menor nível nutricional, mas pessoas que seguem uma dieta com foco em baixas calorias podem se beneficiar do produto. 

A coalhada é uma ótima escolha para quem busca alimentos pouco calóricos e altamente proteicos, sendo assim bastante indicada para quem busca emagrecer e/ou ganhar massa muscular. O iogurte também tem poucas calorias e uma ótima quantidade de proteínas, além de ter um sabor normalmente mais agradável ao paladar quando comparado ao azedinho da coalhada. 

Portanto, os três alimentos fazem bem para a saúde e você deve escolher o que se encaixa melhor nos seus objetivos. O ideal é sempre conversar com um nutricionista para que ele faça um plano alimentar de acordo com suas necessidades.  

Como consumir iogurte natural, coalhada e bebida láctea? Veja dicas! 

A bebida láctea normalmente já vem em um copinho ou garrafinha pronta para consumo e tem a consistência mais líquida. A coalhada e o iogurte natural, por sua vez, têm mais possibilidades de consumo e podem estar presentes na dieta em diversos momentos do dia. Os dois produtos ficam deliciosos quando misturados com aveia, granola e frutinhas (como banana, maçã e mamão), aumentando ainda mais o potencial nutritivo da refeição. 

Eles também podem ser consumidos como complementos de pães e torradas no café da manhã e lanche da tarde. O iogurte natural, por ter um sabor mais neutro, também é muito utilizado em receitas variadas. O laticínio dá mais cremosidade para pastinhas, molhos e patês, ao mesmo tempo que oferece maior maciez para massas de bolos e pães. 

O Iogurte Natural Nestlé é altamente recomendado por especialistas graças ao seu ótimo valor nutricional. Fonte de cálcio e preparado apenas com 2 ingredientes (leite e fermentos lácteos), o produto da marca líder em iogurtes naturais pode ser consumido tanto sozinho quanto no preparo de receitas caseiras. Pode ser encontrado nas versões bandeja e copinho, garantindo praticidade em diferentes momentos do dia a dia. Além das versões Iogurte Natural Desnatado Nestlé e Iogurte Natural Integral Nestlé, existem ainda produtos com sabores diferentes para quem quer variar na dieta, como o Iogurte Natural Mel Nestlé e o Iogurte Natural Cenoura e Laranja Nestlé.