A perda natural de massa muscular e mobilidade é uma preocupação recorrente na terceira idade, e muita gente se questiona sobre como evitar ou reverter esse quadro. Existem algumas maneiras de prevenir esse problema e melhorar a qualidade de vida dos idosos, sendo a atividade física e a alimentação os fatores mais importantes. Alguns alimentos são altamente eficazes na preservação da força e mobilidade, como o iogurte. Entenda a seguir como esse produto pode evitar a perda de massa muscular com a idade!

Por que idoso perde mais massa muscular?

A perda de massa muscular se chama sarcopenia e é um problema comum entre os idosos. Esse é um processo natural: a partir dos 50 anos, o ser humano começa a perder aproximadamente 1% de massa muscular a cada ano. Isso acontece porque, ao envelhecer, o corpo passa a diminuir algumas de suas capacidades fisiológicas, sofre alterações hormonais e há uma menor resposta entre as células. Tudo isso impacta em algumas mudanças no corpo, como a perda de massa muscular. Esse processo pode ser acelerado caso o idoso tenha um histórico de sedentarismo, uma alimentação pobre em proteínas ou alguma outra doença que interfira na saúde dos músculos.

O que fazer quando um idoso perde massa muscular?

Apesar da sarcopenia ser um processo natural, é possível retardar seu aparecimento e também evitar que a condição seja muito agressiva. Ao perceber que o idoso apresenta fraqueza e dificuldade de locomoção, o primeiro passo é procurar um médico especialista. Ele vai determinar o que está de fato acontecendo e definir um tratamento adequado. Provavelmente, será necessário realizar algumas mudanças na dieta e na rotina, incluindo atividades físicas para manter o corpo ativo. 

Iogurte ajuda no fortalecimento de massa muscular em idosos? 

Um dos melhores alimentos indicados para idosos com perda de massa muscular é o iogurte, recomendado até mesmo pela cartilha de prevenção à sarcopenia realizada pelo Ministério da Saúde com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso se deve principalmente à boa concentração de proteínas no alimento.

Os aminoácidos que formam as proteínas são os responsáveis pela formação, manutenção e fortalecimento dos músculos. Por isso, pessoas que buscam hipertrofia geralmente seguem uma dieta rica em proteínas – e o mesmo vale para os idosos. É muito importante aumentar o consumo de alimentos proteicos para garantir mais força e resistência aos músculos.

O iogurte, produto feito a partir da fermentação do leite, é uma ótima fonte de proteínas. Uma pesquisa publicada pelo Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), na edição “O impacto da fortificação de alimentos nos resultados de saúde e nutrição”, investigou a relação entre iogurte e perda de massa muscular. 

Os pesquisadores constataram que o consumo de iogurte ajuda na melhor absorção de proteínas pelo corpo, o que é importante para que elas atuem com mais eficiência e rapidez. Além disso, os estudiosos perceberam que o iogurte também contribuiu para um aumento na síntese de proteína muscular. 

Consumo de iogurte em idosos traz benefícios para força e mobilidade

Como o iogurte ajuda no fortalecimento dos músculos, ele impacta diretamente na saúde muscular dos idosos. As proteínas ajudam a dar força para realizar tarefas diárias, como subir uma escada, preparar um almoço, caminhar na rua ou apenas segurar uma sacola. Além disso, o idoso ganha maior mobilidade, já que tem mais força para se movimentar. 

O iogurte também é fonte de cálcio. Esse mineral é um dos mais importantes para a formação e fortalecimento dos ossos, que atuam em conjunto com os músculos no sistema musculoesquelético.

Qual é o melhor iogurte para idosos?

Iogurte natural e iogurte grego são boas opções de iogurtes para idosos por causa de suas concentrações de proteínas. Muitas versões contêm açúcares e outros aditivos para realçar o sabor, mas não são indicadas para essa fase da vida. Por isso, prefira as versões livres de aditivos e conservantes.

Uma boa dica é apostar em produtos fortificados com nutrientes, como é o caso do Iogurte Molico. Ele é fonte de vitaminas A, D, B1, B2 e B6, além de cálcio e proteínas. O Iogurte Molico também apresenta o fator triplo zero: sem açúcar adicionado, sem gorduras totais e sem lactose. Tudo isso faz com que ele seja a opção perfeita para garantir nutrição de qualidade aos idosos de forma altamente saudável!

O que é bom para repor massa muscular em idosos? Veja dicas importantes!

Se você se pergunta o que é bom para fortalecer um idoso, existem três pilares que vão ajudar: alimentação, exercícios físicos e acompanhamento médico. Para começar, é fundamental preparar uma dieta extremamente nutritiva, com foco em proteínas e outros nutrientes que ajudam no fortalecimento muscular. Além do iogurte, outros alimentos proteicos indicados para idosos são: ovos, leite, peixe, frango, queijo, soja, amêndoas, carne vermelha, leguminosas e castanhas. 

Para fortalecer fisicamente, o idoso deve manter o corpo ativo e evitar o sedentarismo. Caminhadas diárias, pilates, alongamento, hidroginástica, dança e natação são boas sugestões de exercícios para idosos. Por fim, mantenha um acompanhamento médico regular para monitorar constantemente a saúde muscular.