Congelar iogurte pode ser uma ótima opção para prolongar a validade ou para degustar uma sobremesa leve e geladinha no verão. Mas, assim como em qualquer outra ação na cozinha, levar o iogurte ao congelador pode acabar gerando algumas dúvidas em relação à textura e nutrientes do produto. A seguir, você vai descobrir as respostas para as principais dúvidas sobre congelar iogurte e explicamos o que acontece com sua textura, sabor e valores nutricionais! Afinal, pode colocar iogurte no congelador? Confira! 

Veja também: Se prepare para o verão! 7 ideias de lanches saudáveis para os dias de muito calor 

Afinal de contas, pode colocar o iogurte no congelador?

Sim! Colocar o iogurte no congelador pode ser uma boa opção para conservar o produto por mais tempo. Entretanto, é importante saber algumas coisas: o congelamento pode afetar a textura. Quando resfriado, o iogurte cria cristais de gelo que acabam deixando sua textura mais granulada e aguada depois de descongelar. 

Falando de nutrientes, o congelamento praticamente não compromete o cálcio nem as proteínas. Apesar disso, os probióticos – que são os responsáveis pela regulação da flora intestinal – tendem a perder sua eficácia por conta das baixas temperaturas. 

Saiba mais: Iogurte e saúde mental: entenda o impacto dos probióticos no humor e no bem-estar 

Pode congelar iogurte industrializado?

Iogurtes industrializados podem ser congelados, especialmente se foram os naturais – como Iogurtes Nestlé Natural e Molico – e sem pedaços de fruta – como as presentes em algumas opções da linha Nestlé Grego – que tendem a sofrer ainda mais com a alteração da textura. Em contrapartida, os Iogurtes Grego são mais densos e, por isso, acabam conservando melhor sua textura do que os iogurtes comuns. 

Uma boa dica é usar o iogurte congelado em receitas, como smoothies, pães ou bolos, onde a consistência original não será um problema! 

Confira também: Iogurte grego: o que é, quais os benefícios e como consumir no seu dia a dia 

Quanto tempo dura um iogurte congelado?

No freezer, o iogurte pode durar de 30 a 60 dias. Depois desse tempo, pode haver maior separação de líquido, o que compromete ainda mais a textura do iogurte. Sempre congele o iogurte em sua embalagem original, bem fechada, ou em um pote hermético – de preferência no congelador ou no fundo da geladeira para conservá-lo das trocas de calor quando a porta é aberta. 

Saiba mais: Como armazenar iogurte do jeito certo? As dicas de especialistas para não estragar na geladeira! 

Como descongelar iogurte da forma correta?

Para descongelar o iogurte, transfira o pote do freezer para a geladeira, por algumas horas para evitar a proliferação de bactérias até que retorne à temperatura desejada. Evite usar microondas ou água quente. Depois do descongelamento, é normal que o soro esteja separado da parte mais densa do iogurte – para recuperar a consistência original basta misturar bem até ficar homogêneo. 

Posso comer iogurte congelado?

Sim, você pode comer iogurte congelado, mas vale lembrar que ele não tem a mesma textura cremosa de um iogurte fresco.  Quando congelado, o iogurte ele pode servir como sorvete caseiro para uma sobremesa leve – especialmente se for batido com frutas antes de congelar.

Posso guardar iogurte natural no freezer?

Sim, o iogurte natural pode ser guardado no freezer, mas, assim como os outros tipos, pode sofrer todas as alterações mencionadas. Por isso, para manter os probióticos ativos, o ideal é consumir o iogurte fresco. 

Se você congelou iogurte e ele perdeu a textura ideal para consumo puro, aproveite-o em bolos, muffins, panquecas, pães ou molhos. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é a opção perfeita para esse tipo de preparo, já que tem sabor suave, é nutritivo e se incorpora facilmente em receitas. 

Confira: 6 receitas com iogurte natural para você que quer praticidade e equilíbrio na dieta