Você já pensou em misturar iogurte com whey? Tanto o laticínio quanto o suplemento alimentar são muito indicados por nutricionistas graças às suas propriedades nutricionais, em especial a ótima concentração de proteínas. Por isso, muitas pessoas pensam em combinar os dois para criar um grande composto proteico na dieta. Mas será que whey com iogurte funciona mesmo ou isso pode acabar fazendo mal para a saúde? Entenda a seguir!

Pode tomar iogurte com whey?

Sim! Iogurte com whey é uma combinação perfeita para quem quer aumentar a ingestão de proteínas. O laticínio é preparado a partir da fermentação do leite, proporcionando uma boa quantidade de cálcio, fósforo, vitamina B e proteínas. Já o whey é um suplemento alimentar feito da extração do soro do leite, apresentando assim uma composição essencialmente proteica. Dessa forma, a junção de whey com iogurte praticamente dobra a quantidade de proteínas que seriam consumidas nesses produtos separadamente. A mistura é indicada principalmente para quem deseja aumentar a ingestão proteica diária, que é uma meta importante para pessoas que fazem dietas focadas em déficit calórico e/ou que buscam a hipertrofia muscular. 

Qual iogurte para ganhar massa muscular? Confira os mais indicados

Hoje em dia, já é possível encontrar potinhos de iogurte com whey prontos para consumo nas geladeiras dos supermercados. Nesse caso, é sempre bom checar na tabela nutricional se há níveis muito elevados de gordura e açúcares adicionados. O ideal é sempre preferir os produtos com o menor número de ingredientes possível. O mais recomendado é misturar o iogurte natural com whey. Essa versão do laticínio tem um processo de produção bem simples e leva poucos ingredientes em sua composição. O Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, é preparado apenas com leite e fermentos lácteos. Isso ajuda a preservar sua qualidade nutricional e mantém seu índice calórico baixo. 

Outra sugestão é misturar whey com iogurte grego. Esse produto passa por um processo extra de remoção do soro do leite, o que promove uma maior concentração de nutrientes. Por isso, o iogurte grego é considerado uma versão mais proteica do laticínio. Quando misturado com whey, a quantidade de proteínas ingeridas é ainda maior. O Iogurte Grego Nestlé, marca líder de mercado na categoria, apresenta uma deliciosa consistência cremosa que traz um gostinho saboroso ao paladar. 

Quando tomar iogurte whey?

O iogurte com whey pode ser consumido já no café da manhã, pois garante uma reposição de nutrientes logo no começo do dia. Além disso, oferece maior disposição para seguir com a rotina e promove sensação de saciedade, evitando a fome até a hora do almoço. Você também pode tomar whey com iogurte como pós-treino. Quando nos exercitamos, o músculo sofre pequenas lesões. As proteínas consumidas logo após a atividade ajudam na restauração muscular, promovendo a hipertrofia. 

Outra sugestão é tomar iogurte com whey antes de dormir, pois garante que o corpo tenha proteínas durante o sono e evita a degradação do músculo, ajudando também na recuperação muscular. Vale ressaltar que whey com iogurte não substitui um almoço ou jantar, pois essas refeições também devem contar com outros macronutrientes, como carboidratos e gorduras boas. 

Iogurte com whey engorda?

Não! Muitas pessoas têm medo de comer essa mistura altamente proteica por medo de ganhar peso, mas tanto o whey quanto o iogurte não possuem valores elevados de carboidratos, calorias e gorduras. Na verdade, a combinação ajuda a proporcionar uma boa sensação de saciedade, o que pode diminuir a fome ao longo do dia e favorecer o emagrecimento. Porém, como todo alimento, o consumo exagerado pode sim causar alterações corporais, incluindo o ganho de peso. 

Quanto colocar de whey no iogurte?

A quantidade ideal de iogurte com whey depende de uma série de fatores, como peso, altura, sexo, idade e objetivo. Normalmente, recomenda-se o consumo de 0,8g de proteínas para cada quilo de peso corporal por dia. Isso quer dizer que uma pessoa que pesa 60Kg deve consumir cerca de 48g de proteínas totais em um mesmo dia. 

A média de quanto colocar de whey no iogurte deve ser calculada levando em conta os outros alimentos proteicos que serão consumidos durante o dia. Isso ajuda a dar certeza de que você  conseguirá complementar a quantidade ideal de proteínas sem faltar e nem exagerar. Porém, o recomendado é sempre conversar com um nutricionista, pois apenas um especialista consegue calcular a quantidade exata que deve ser consumida levando em conta os fatores essenciais. 

O que misturar com iogurte natural para ganhar massa muscular? Veja opções para acompanhar o whey

O whey com iogurte pode ser consumido de diferentes maneiras. A mais clássica é apenas misturar os dois em um bowl, sendo que você ainda pode incrementar a receita com aveia, granola ou frutinhas cortadas. Banana, maçã, morango e kiwi são alguns exemplos que combinam bastante com essa mistura. Outra sugestão é bater o iogurte com whey, frutas e aveia no liquidificador para criar uma vitamina deliciosa. Você pode colocar ainda colocar gelo para deixar a bebida bem refrescante nos dias mais quentes.

O overnight oats é mais uma receita com iogurte que pode contar com whey nos ingredientes, garantindo um lanche rico em fibras e proteínas para a noite. Para os fãs de doce, a dica é apostar no bowl de iogurte com whey e pasta de amendoim, alimento que também é fonte de proteínas e conta com gorduras saudáveis em sua composição.