Muito se fala sobre a importância da recuperação muscular após a prática de atividades físicas. Além disso, você já deve ter visto algumas pessoas falando que precisam comer proteínas antes ou depois do treino. Mas você sabe exatamente o que é recuperação muscular e qual é o papel das proteínas nesse processo? 

Entender como o seu corpo reage após atividades que precisam de esforço físico te ajuda a descobrir o que pode ser feito para impulsionar ainda mais as suas metas, seja o ganho de massa muscular ou a perda de peso. Por isso, entenda a seguir como as proteínas atuam na recuperação muscular e como incluir este nutriente na alimentação!

O que é recuperação muscular?

Quando fazemos um exercício físico, o músculo passa por algumas microlesões, já que está sofrendo um grande impacto pelo treino. Trata-se de um processo normal e que acontece com todo mundo. Após a atividade física, é necessário que haja a recuperação muscular, que consiste na restauração das fibras musculares que sofreram impactos com o exercício. 

É essa recuperação muscular que vai promover o ganho de massa magra (ou hipertrofia). Conforme as fibras musculares vão sendo restauradas, o músculo cresce. Uma curiosidade é que o tempo de descanso entre um exercício e outro é importante justamente para que o músculo consiga se recuperar do impacto, o que ajuda no processo de ganho de massa magra.

Vale ressaltar que a recuperação muscular não tem uma importância apenas estética de hipertrofia. Sem esse processo, há um grande risco de o músculo sofrer fadiga e lesões que podem se tornar bem graves.  

Qual a importância das proteínas na recuperação muscular?

Mas afinal: o que as proteínas têm a ver com isso tudo? Elas são formadas por aminoácidos, que nada mais são do que pequenos blocos de “construção” responsáveis por fazer justamente a reparação dos músculos. É por isso que as proteínas possuem uma importância extrema na recuperação muscular. Sem elas, esse processo não é realizado da forma correta.

Para que serve a proteína depois do treino?

Como o processo de recuperação muscular acontece após a prática de atividades físicas, a proteína é muito indicada neste momento. Quando consumida no pós-treino, ela auxilia diretamente no processo de ganho de massa muscular a partir do fornecimento de aminoácidos. Porém, ela não é indicada apenas para quem busca hipertrofia. Independentemente do objetivo, a proteína é indicada após a prática esportiva, já que ajuda na recuperação da energia perdida durante o exercício e evita o desgaste muscular. 

O que acontece se eu malhar e não comer proteína?

Quando não se come proteínas após malhar, o seu organismo não recebe aminoácidos suficientes para a reparação do músculo. Assim, o processo de ganho de massa magra é enfraquecido e o resultado pode demorar mais a ser alcançado. Além disso, sem proteínas o músculo não se regenera totalmente. Isso acaba o deixando mais fragilizado e propício ao surgimento de lesões e fadiga muscular a curto e longo prazo. 

Vale ressaltar, porém, que o excesso de proteínas também é um problema! O consumo exagerado pode causar sobrecarga nos rins e desequilíbrio nutricional, dentre outros problemas. 

Devo comer proteína antes ou depois de malhar?

A proteína é indicada nos dois casos. Antes de malhar, ela costuma ser indicada para ajudar no processo de síntese de proteínas musculares. Em alguns casos de exercícios mais leves ou moderados, ela pode não ser tão recomendada por causar uma sensação de peso. Porém, no geral, a proteína é um bom pré-treino, principalmente associada a carboidratos, que são responsáveis por gerar energia.

Já depois de malhar, a proteína é sempre indicada porque é ela quem vai ajudar nesse processo tão importante de recuperação muscular. Porém, sempre consulte um nutricionista para saber onde a proteína funciona melhor no seu plano alimentar. Além disso, o especialista será capaz de informar a quantidade exata que deve ser ingerida para cada pessoa de acordo com fatores como idade, sexo, objetivos e hábitos alimentares, dentre outros. 

Qual a melhor proteína para comer depois do treino? 

Para ajudar no processo de recuperação muscular após o treino, é importante consumir alimentos ricos em proteínas. Carne, peixe e frango são ótimas opções. O ovo também é bastante proteico e pode ser consumido no pós-treino. Leite e seus produtos derivados, como queijo e iogurte, também são perfeitos para essa hora.

Para muitas pessoas, o iogurte é a opção preferida após atividades físicas. Além de super saboroso, ele também é prático e fácil de ser consumido mesmo na correria do dia a dia. Todos os iogurtes são ricos em proteínas, mas o iogurte grego possui um diferencial. Essa versão passa por um processo de remoção do soro do leite. Como resultado, a concentração de proteínas acaba se tornando maior. 

O Iogurte Grego Nestlé é líder de mercado, conhecido por sua consistência super cremosa, sabor delicioso e portfólio variado. Ele ainda pode ser encontrado na versão light, que conta com um teor reduzido de gordura. 

Receitas com iogurte grego para ajudar na recuperação muscular!

O grego iogurte é um aliado no processo de recuperação muscular. O melhor de tudo é que esse produto é bem versátil e pode ser consumido de diversas maneiras diferentes. Uma das melhores receitas com iogurte grego para pós-treino é misturar ele com um pouco de aveia e frutas (como banana ou maçã). Essa combinação une todos os benefícios do iogurte grego – como o alto índice de proteínas – e dos outros alimentos, que também são extremamente nutritivos.

Outra sugestão é misturar iogurte grego com mel e nozes, que também são comidas com ótimos potenciais proteicos. Você pode também fazer uma vitamina de grego iogurte com frutas, aveia e chia. Vale adicionar suplemento para recuperação muscular (o famoso suplemento de proteína) se quiser aumentar ainda mais o valor nutritivo da vitamina.

Nos dias mais corridos, a dica é apostar em opções práticas que já vem com sabores especiais prontos para consumo. O Nestlé Grego Iogurte Frutas Vermelhas, Nestlé Grego Iogurte Light Maracujá e o Nestlé Grego Iogurte Calda de Coco são ótimos exemplos de alimentos nutritivos, proteicos e muito gostosos!