A alergia ao leite é um problema de saúde que requer muito cuidado na alimentação. Pessoas com essa condição precisam ficar atentas aos ingredientes de qualquer produto porque a presença da proteína do leite pode desencadear diversas reações no corpo, algumas leves e outras bastante graves. Mas afinal, quem é alérgico a leite pode tomar iogurte? Entenda!

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia a leite?

Muitas pessoas confundem esses dois quadros, mas eles são bem diferentes entre si. A intolerância à lactose acontece quando o corpo não consegue digerir a lactose, um tipo de açúcar presente no leite. Pessoas com essa condição não apresentam a lactase (enzima responsável pela quebra da lactose). Por isso, sempre que consomem alimentos com lactose sentem desconforto. Diarreia, náusea, vômito, gases e dores abdominais são alguns dos principais sintomas (podendo ser leves ou mais intensos). 

Já a alergia ao leite acontece quando o sistema imunológico reage negativamente às proteínas do leite (como caseína, beta-lactoglobulina e alfa-lactoalbumina). Nesse caso, o corpo não reconhece esses compostos e age para combatê-los. Isso leva a consequências como diarreia, vômito, inchaço nos lábios ou rosto, vermelhidão na pele, coceira e dificuldade para respirar. A alergia ao leite é considerado um problema mais grave que a intolerância à lactose porque casos graves podem levar à anafilaxia, que pode levar à morte se não for tratada rapidamente. 

Quem tem alergia ao leite pode tomar iogurte?

Não! Quem tem alergia ao leite não pode tomar iogurte em hipótese alguma. O iogurte é um produto feito à partir da fermentação do leite. Isso quer dizer que ele apresenta a proteína do leite em sua composição, então seu consumo pode levar às reações alérgicas causadas pela condição. 

Quem tem alergia ao leite pode tomar iogurte sem lactose?

Não! O iogurte sem lactose passa por um processo de quebra desse açúcar durante a sua fabricação. Por isso, quem não tem a enzima lactase consegue consumi-lo sem problemas, já que a lactose não está mais presente em sua composição. Porém, esse processo não remove a proteína do leite, que se mantém no produto. Então até mesmo os iogurtes sem lactose estão proibidos para quem tem alergia ao leite. 

Quem tem intolerância à lactose pode tomar iogurte? 

Como explicamos, pessoas com intolerância à lactose conseguem tomar iogurte sem lactose. Esses produtos estão livres do açúcar, então não há com o que se preocupar. Mas você sabia que pessoas com intolerância à lactose também podem tomar iogurte natural? Esse produto passa por um processo de fermentação feito por bactérias que convertem a lactose em ácido lático, sendo assim mais fácil de ser digerido. Além disso, esses mesmos microorganismos também ajudam na digestão da lactose. Porém, é importante ressaltar que isso vale para casos leves. Pessoas com quadros graves de intolerância à lactose ainda podem sentir os efeitos negativos. Nesse caso, o ideal é apostar no iogurte sem lactose. Uma boa opção é o Iogurte Natural Nestlé Zero Lactose, que mantém todas as propriedades de um autêntico iogurte natural, mas com a eliminação total desse açúcar. 

O Iogurte Nesfit Nestlé é uma ótima pedida para pessoas com intolerância à lactose! Além de contar com probióticos e fibras que ajudam na digestão, ele possui o fator Triplo Zero: sem lactose, gorduras totais e açúcares adicionados. Outro produto com o mesmo selo é o Iogurte Molico, que ainda conta com a fortificação de nutrientes essenciais ao corpo. Além de tomar esses dois iogurtes sem lactose, pessoas com quadros mais leves de intolerância também podem apostar no Iogurte Natural Nestlé. Líder de mercado na categoria, ele é preparado apenas com leite e fermentos lácteos.